• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Esportes

Neymar: O maior artilheiro da história da seleção

O craque da camisa 10 ultrapassou o Pelé e chegou no seu 78° gol da seleção brasileira

Sábado, 09 Setembro de 2023 - 16:51 | Portal R7


Neymar: O maior artilheiro da história da seleção
(Foto: Vitor Silva/CBF)

Com os gols contra a Bolívia, nesta sexta-feira, Neymar se isolou como o maior artilheiro da história da seleção brasileira, com 79 gols. O craque levou 125 partidas para alcançar o feito, deixando Pelé, com 77, para trás.  

Pelé, porém, ainda tem melhor média de gols pela seleção: 0,85 gol por partida. A média de Neymar é de 0,63. No top 5 de artilheiros da seleção, Ronaldo tem a mesma média de Neymar, e soma 62 gols. Romário, 55 gols, tem média de 0,79, enquanto Zico, 48 tentos, tem média de 0,68. Neymar é o único no top 10 com mais de 100 jogos pela seleção. 

Dos 79 gols que fez pela seleção, Neymar anotou 64 com a perna direita, 12 de canhota e apenas três de cabeça. Foram 70 gols dentro da área e nove de fora. São 21 gols de pênalti e três de falta. O craque marcou em 48% dos jogos que fez pela seleção (60).  A trajetória Menino da Vila, Neymar estreou na seleção brasileira no dia 10 de agosto de 2010, há 13 anos. Foi em um amistoso contra os Estados Unidos. Com o fim da "Era Dunga", Mano Menezes assumiu a seleção e convocou, pela primeira vez, Neymar. O craque demorou 29 minutos para marcar o primeiro tento pela seleção, que venceu os donos da casa por 2 a 0.  

Em 2012, Neymar marcou o primeiro gol em competição oficial pela seleção. Foram dois na vitória sobre o Equador, por 4 a 2, na Copa América. O Brasil cairia no jogo seguinte, nas quartas, nos pênaltis para o Paraguai.

No mesmo ano, Neymar marcou o primeiro hat-trick, na goleada sobre a China, por 8 a 0, em setembro. De setembro até novembro de 2012, Neymar viveu a maior sequência marcando: foram cinco jogos seguidos. Além da China, o craque brasileiro marcou também contra Argentina, Iraque, Japão e Colômbia. Foram oito gols e três assistências no período.

Neymar conseguiu hat-tricks também contra África do Sul (março de 2014) e Peru (outubro de 2020). Em outubro de 2014, Neymar marcou quatro vezes contra o Japão, o maior número de gols em um jogo pela seleção. O Japão é, também, a maior vítima de Neymar pela seleção, sofrendo nove gols do camisa 10, seguido pelo Peru (seis gols) e Bolívia e Estados Unidos (cinco gols contra cada).

Dos 79 gols do camisa 10, 46 foram em amistosos e 33 em competições oficiais (destes, 8 em Copas do Mundo, 4 Copas das Confederações, 5 Copas América e 16 Eliminatórias).

O único título de Neymar pela seleção foi em 2013, o da Copa das Confederações. O camisa 10 marcou quatro gols na campanha, incluindo um na final, contra a Espanha, no Maracanã.  Com a sequência garantida na seleção para mais uma Copa (dependendo apenas das performances em campo), Neymar terá mais uma chance de ter uma galeria de troféus mais robusta pela seleção. O craque pode, também, igualar Dani Alves como o segundo jogador com mais partidas pela seleção já na próxima rodada das Eliminatórias, contra o Peru. Neymar está a 17 jogos de chegar em Cafu, quem mais jogos fez pela seleção. Mais um recorde que deve ser alcançado em breve...

(Com informações do O Gol - Portal R7)

 

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  brasil  esportes  selecao-brasileira  neymar-jr