Economia
Ressaca financeira: cinco dicas para sair das dívidas após o Carnaval
No Brasil. 77,6% das famílias brasileiras estão com contas a vencer, segundo pesquisa
Quinta-feira, 15 Fevereiro de 2024 - 17:32 | Redação
Quando uma festa acaba, fica a bagunça. Assim também é na vida financeira; o Carnaval terminou e, agora, muitas pessoas percebem a faxina financeira que deverão fazer para colocar as finanças em ordem. É chamada ressaca financeira.
Isso é reflexo da falta de educação financeira da população como um todo, que, ao invés de se planejar e prevenir esse tipo de situação, tem que remediar, correndo atrás do prejuízo. Então, como fazer essa reorganização?
”É preciso ter consciência do erro e buscar educar-se financeiramente, mudando todo o comportamento em relação à administração e ao uso dos recursos financeiros”, aponta o PhD em Educação Financeira, Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira.
“O primeiro passo é fazer um diagnóstico das finanças para saber exatamente quais são os seus ganhos e para onde está indo cada centavo do seu dinheiro. Somente assim será possível estudar uma diminuição de despesas ou até mesmo a eliminação delas”, complementa o presidente da DSOP.
Segundo o especialista, depois disso um passo muito importante é sonhar. “Isso mesmo, relacionar quais são os seus sonhos (de curto, médio e longo prazo), afinal de contas, são eles que nos movem e não há sentido fazer corte de gastos se não for para redirecionar esses valores para a realização de algo maior, seja uma viagem, casa própria, aposentadoria e/ou uma reserva financeira para imprevistos”.
O problema é realmente grande no Brasil, para se ter uma ideia, 77,6% das famílias brasileiras estão com contas a vencer, apontou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados são referentes ao mês de dezembro de 2023. Isso mostra que a situação traz um grande risco de descontrole para esse grupo.
Para aqueles que estão precisando de orientações práticas, Reinaldo Domingos passa algumas orientações:
- Fazer um diagnóstico de sua situação financeira. Na maioria dos casos, cerca de 30% dos gastos no lar são desnecessários. Veja como é possível ter renda extra apenas reduzindo custos;
- Fazer um orçamento anual, considerando o que irá pagar e receber nos próximos 12 meses. É importante fazer uma análise minuciosa de todos os gastos, como parcelas a serem pagas, presentes a serem dados, gastos diários. Por isso busque ter tempo e paciência para fazer;
- Comprar somente o necessário. Quando se perdeu controle das finanças é preciso o sinal de alerta, buscar avaliar todas as contas, para saber o que realmente é necessário e o que é supérfluo. Adie os seus desejos imediatos para a realização de grandes sonhos no futuro;
- Não entrar no limite do cheque especial e nem se endividar no cartão de crédito; os juros são muito altos. Mesmo com reduções recentes, essas taxas são armadilhas. Assim, devem ser proibidas;
- Ver quais itens que possui em casa e usa pouco – ou não usa – e pode vender. Eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, móveis e até mesmo roupas, sapatos e brinquedos podem gerar renda extra neste período.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas
- Meio Ambiente - 16:47 Projeto cria política nacional de proteção de rios
- Natal - 16:12 Natal de Amor e Solidariedade no Humap-UFMS
- Fim de ano - 15:53 Programação Férias no Prosa traz diversão e cultura para as crianças
- Idade avançada - 15:11 Animais idosos precisam de atenção redobrada dos tutores, diz veterinária
- Bancos - 14:52 Senado aprova ampliação de prazo para bancos compensarem perdas tributárias
- Trânsito - 14:10 Juizado Especial de Trânsito funciona normalmente durante recesso do TJMS
- Três Lagoas - 13:45 Deck da Lagoa Maior é inaugurado em Três Lagoas com investimento de R$ 1 milhão