• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Proteção contra imprevistos está à mão em loja e cooperativa

Ações diferenciadas e atendimentos personalizados ajudam quem busca seguro certo e fazem mercado das apólices avançar

Terça-feira, 19 Março de 2024 - 13:00 | Valdelice Bonifácio


Proteção contra imprevistos está à mão em loja e cooperativa
Amigos se uniram para criar uma loja de seguros e outras ações pioneiras no mercado (Foto: Luiz Alberto)

Uma rápida busca na internet para a pergunta 'onde contratar um seguro?' trará muitos resultados ao pesquisador. O difícil é saber como fazer a escolha certa entre tantas possibilidades apresentadas. Em Campo Grande (MS), estão à disposição modelos de atendimento mais personalizados como uma loja física de seguros - inédita no Estado -, e ainda o serviço oferecido através das cooperativas de crédito, cada vez mais relevantes no mercado de seguros.

A loja da VPS Seguros fica localizada no Jardim Bela Vista e tem realmente atendimento presencial, como se fosse um comércio com vendedores especializados no assunto. O estabelecimento foi aberto por três amigos que trabalhavam no ramo dos seguros e se uniram para empreender de maneira diferenciada na área, Adalberto Luiz Lorençone, Antônio Flávio Lopes dos Santos e Jakelyne Souza Nazareth.

A empresa se especializou nos seguros voltados ao ramo imobiliário, mas atualmente oferece também vários outros como automóvel, residencial, empresarial, celular, equipamentos agrícolas e etc.

Proteção contra imprevistos está à mão em loja e cooperativa
Antônio Flávio, Adalberto Luiz e Jackelyne Souza, sócios-proprietários da Loja de Seguros (Foto: Luiz Alberto)

"Criamos a loja porque queríamos alcançar a população fazendo algo fora do comum. Aqui, ele entra e descobre que contratar um seguro é simples,  barato e rápido", explica Adalberto Luiz Lorençone, sócio-proprietário da VPS Seguros.

A loja trabalha com todas as seguradoras do Brasil e tem especialistas em montar a melhor solução para o contratante. Eles chamam de customizar a apólice como forma de garantir uma segurança mais assertiva ao consumidor. "Aqui o nosso chefe é o cliente. Fazemos cálculos detalhados de tudo para se enquadrar corretamente na renda do contratante. Orientamos o cliente sempre que ele precisar, incluindo o pós-venda. É um atendimento que proporciona seguro certo e com preço justo", define Antônio Flávio.

Ele ressalta que essa atenção personalizada oferecida pela loja é também a garantia de que o cliente não será atendido por um robô e sim por um especialista que irá ao local em  caso de necessidade. Os próprios sócios trabalham no atendimento aos segurados e a loja tem outros 26 funcionários. No endereço físico, o ambiente é climatizado
e acolhedor ao cliente, mas o atendimento on-line também funciona o dia todo.

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Loja de seguros da Capital gera postos de trabalho (Foto: Luiz Alberto)

Nova mentalidade - Adalberto Lorençone despertou para o mundo das apólices quando era gerente de uma agência bancária. A experiência ensinou muito sobre esse mercado e as expectativas frustradas de quem contrata o seguro e, posteriormente, não obtém o socorro que imaginava. 

"Primeiro, é preciso entender que banco não é corretor de seguros. Ali é preciso vender seguros para bater as metas. Por isso que tem muita gente traumatizada com seguros hoje em dia. A pessoa contratou pelo banco e depois não foi bem atendida", analisa.

Assim, quando ingressou no mercado dos seguros, de forma independente, Adalberto Lorençone tinha em mente a importância de se prestar uma consultoria personalizada e aprofundada na necessidade do cliente. Dessa forma, a loja se tornou também um ponto disseminador de uma nova mentalidade sobre seguros, a de que ele pode sim ser eficiente e barato.

 

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Adalberto Lorençone menciona que banco não é corretor de seguros (Foto: Luiz Alberto)

"É claro que os valores variam conforme o caso, mas há situações em que se pode contratar um seguro residencial por menos de R$ 200 e receber atendimento em situações de incêndio, danos elétricos, hidráulicos, chaveiros, ventilador de teto, limpeza da caixa de água e outros. O seguro oferece muitos benefícios que o grande público ainda desconhece", afirma.

Aluguel sem fiador - Além da inédita loja física, os empresários também têm outras ações pioneiras na área dos seguros, como a criação do site especializado em seguros para aluguel  de imóveis sem fiador, o https://aluguesemfiador.net/. 

"A plataforma garante uma análise rápida e segura. Em dois minutos, o cliente preenche o formulário e já tem o resultado da consulta. Ele saberá ali mesmo se foi aprovado ou não", destaca Jakelyne Souza.

O chamado seguro fiança é uma alternativa ao depósito caução. É um seguro que garante ao proprietário o recebimento dos aluguéis e de outras  despesas mensais, mesmo quando o inquilino não pagar o aluguel.  A plataforma ASF apresenta soluções para inquilinos, proprietários e imobiliárias, substituindo o fiador, com mais benefícios e serviços.

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Sócios criaram uma plataforma especializada em seguros para aluguel de imóveis sem fiador (Foto: Luiz Alberto)

O grupo Alugue Sem Fiador iniciou suas atividades em 2005, quando o seguro fiança ainda era pouco utilizado na locação de imóveis. Hoje, a modalidade é a preferida de várias imobiliárias, por conta das vantagens que um fiador jamais ofereceria, tais como assistência jurídica em caso de cobrança e  serviços ao imóvel, por exemplo.

A contratação, inclusive, é menos burocrática do que quando se usa um fiador. Que o diga a analista de projetos Andreia Resende, de 45 anos. A moradora de Campo Grande
precisou alugar um imóvel no Rio de Janeiro, RJ, mas não tinha a quem recorrer. "Eu não conhecia ninguém lá. Eles (imobiliária) pediam fiador com três imóveis. Quem tem isso hoje em dia? E mesmo que eu conhecesse alguém, acho até deselegante pedir para ser seu fiador", relata.

Então, ela contratou o seguro fiança por e-mail em contato com a corretora VPS em Campo Grande. "Foi tudo rápido e sem problemas. O valor do seguro era menos que uma caução de três aluguéis", relembra a analista que voltou a morar em Campo Grande e após a experiência adquiriu mais produtos. "Contratei Seguro Auto Anual, pago cerca de mil reais por ano. O seguro auto é um alívio e, com a valorização do usado,  ainda tem ótimo custo benefício. Eu já precisei acionar o socorro para reboque e para troca de bateria e funcionou", pontua.

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Empresa começou nos seguros voltados ao ramo imobiliário e se diversificou (Foto: Luiz Alberto)

Cooperando em segurança - Cada vez mais importantes no mercado de seguros, as cooperativas de crédito estão investindo nessa modalidade como forma de diversificar
os produtos ofertados aos cooperados. O atendimento costuma ser mais personalizado que nos bancos. O Sicredi, por exemplo, tornou esse serviço tão relevante dentro da
cooperativa que criou coberturas que se adaptam ao estilo de vida do cooperado.

O portfólio de seguros é amplo e atende pessoas físicas e jurídicas. No próprio site do Sicredi estão elencados seguros diferenciados como seguro viagem, seguro placa solar, plano saúde pet, plano telemedicina, seguro vida mais flex, entre outros, tudo personalizável, conforme idade, renda e metas de vida do cliente. A assessora de produtos e serviços do Sicredi União Campo Grande Regiane Sarate explica que a cooperativa faz questão de personalizar os serviços e o atendimento ao cooperado.

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Regiane Sarate, assessora de produtos e serviços do Sicredi (Foto: Luiz Alberto)

"Procuramos disseminar a importância do seguro entre os cooperados. É preciso explicar para as pessoas a aplicabilidade de um seguro na vida delas. Muitos brasileiros ainda não entendem. O seguro de vida não é para a morte, ele pode ser usado também em casos de doenças ou invalidez, por exemplo. Porém,  sabemos que o raciocínio das pessoas ainda não é esse. Então, trabalhamos para melhorar a questão cultural também", explica.

Outra estratégia do Sicredi para atrair os cooperados para o mundo dos seguros são os sorteios. Os associados que possuem seguros concorrem a prêmios mensais de até  R$ 100 mil em dinheiro. A promoção é feita em parceria com a seguradora Icatu. O associado pode contratar o seguro via WhatsApp, onde o gerente conversará com ele e fará as simulações necessárias, e ainda pelo site.

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Associado pode obter atendimento on-line sobre seguros (Foto: Luiz Alberto)

Empresário bem seguro - O empresário Genésio Ferreira Lima contratou vários seguros, alguns deles do Sicredi onde é cooperado. Ele tem cobertura para sua empresa -- um comércio de autopeças -- residência, automóvel e seguro de vida -- que inclusive contratou para seus funcionários também. "Sempre paguei seguros e eles foram muito relevantes para proteger minhas finanças quando os sinistros ocorreram. Estar seguro faz muita diferença", comenta.

No mundo dos seguros, a palavra sinistro, segundo explicação de corretores, é o nome dado à ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e que esteja especificado no contrato. Exemplificando, o sinistro é quando o condutor se envolve em um acidente de carro de maneira involuntária e havia contratado um seguro para o caso desse tipo de colisão, ou quando seu carro é furtado ou roubado e isso também é algo previsto na apólice.

Felizmente, Genésio tinha esse seguro no ano de 2015, quando sobreviveu a um grave acidente. O empresário dirigia uma caminhonete Hillux por uma estrada vicinal na zona rural de Campo Grande e perdeu o controle da direção ao desviar de um buraco. O veículo capotou. A destruição da caminhonete foi completa. Apesar disso, o condutor escapou com vida.

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Genésio Ferreira Lima nunca se descuidou dos seguros e usou várias vezes (Foto: Luiz Alberto)

"Consegui sair pela janela que estava aberta. A Hillux teve perda total, mas eu não me machuquei", relata com expressão de alívio ao recordar o dia fatídico. Ele acionou a seguradora que fez o cálculo pela tabela Fipe e obteve uma nova caminhonete. 

"Na verdade, a gente paga seguro para não usar, ninguém deseja acontecimentos
ruins, mas quando precisa é bom que se tenha", afirma o empresário que tem a proteção de várias seguradoras.

Pensando dessa forma, ele fez seguro para seu comércio para protegê-lo em casos de queda de energia, vendavais, incêndio e outros infortúnios. De fato, as oscilações de energia queimaram-lhe o aparelho de ar condicionado.  “O avaliador nem precisou vir aqui. Através de uma chamada de vídeo, mostrei os danos e pouco depois recebi o dinheiro que precisava para comprar o novo aparelho.”

Proteção contra imprevistos está à mão em loja e cooperativa
Empresário perdeu um aparelho de ar condicionado em razão das oscilações de energia e acionou o seguro (Foto: Luiz Alberto)

Tempo depois, um outro problema inesperado fez com que ele acionasse a seguradora. Um raio atingiu a rede elétrica e danificou um dos computadores de trabalho. Naquela ocasião, o perito avaliou o equipamento presencialmente. Genésio foi ressarcido em R$ 3 mil para comprar um novo computador.

"Se eu não pagasse os seguros, poderia ter criado dificuldades nas finanças da firma, pois seria preciso tirar bastante capital de uma só vez. Então, eu diria que contratar seguros é essencial para empresas e pessoas. Nunca se sabe o que vai acontecer", aconselha.

Proteção contra imprevistos está à mão em loja e cooperativa
 Genésio Ferreira diz que contratar seguros é essencial para empresas e pessoas físicas (Foto: Luiz Alberto)

Marketing digital para vender seguros - Voltando ao ponto de partida desta reportagem, o mercado dos seguros se expande na internet em velocidade acelerada. As redes sociais têm grande diversidade de oferta de produtos e conteúdos sobre o mercado. Tem muita gente comprando, vendendo e ensinando a vender seguros. 

No último item mencionado, chama atenção a quantidade, cada vez maior, de perfis de especialistas que ajudam a melhorar o desempenho das vendas pela internet. O publicitário Tiago Freitas, por exemplo, se tornou bastante conhecido na rede devido aos conteúdos nos quais explica como as corretoras podem alcançar melhor posicionamento com o marketing digital.

Ele tem milhares de seguidores nas redes sociais e em seu canal do YouTube. Abaixo, ele se apresenta em vídeo gravado exclusivamente para esta reportagem do Diário Digital. Assista:


Conforme Tiago Freitas, o marketing digital é a ferramenta mais acessível para quem está começando na profissão de corretor como também para o profissional experiente e que está entrando na internet agora. Segundo ele, o  corretor precisa saber usar as ferramentas e se posicionar de forma autêntica, de modo que os internautas entendam que não se trata de um robô.

"Trabalho com corretoras de seguros há mais de 14 anos. De lá pra cá venho desenvolvendo estratégias para ajudar a atrair clientes e gerar novos negócios. O que percebo é que  os corretores, de maneira geral, ainda estão perdidos em relação ao marketing digital. Eles não sabem o que realmente funciona. Por isso, alguns ficam para trás, ou contratam ferramentas que não funcionariam e queimam dinheiro sem necessidade", alerta.

Segundo o publicitário, quem quer vender seguros pela internet precisa fundamentalmente ser encontrável nas mídias de busca, tais como Google, YouTube e Bing. Outra estratégia eficiente para atrair clientes é trabalhar a chamada mídia de interrupção (propagandas no meio de outro conteúdo), porém, com o direcionamento correto.

Na verdade, ele cita, a democratização desse acesso criou facilidades para todos, assim é preciso se diferenciar da concorrência. No próximo vídeo, gravado para o canal dele, o publicitário detalha mais esse ponto.


Outros perfis - Para quem está em busca de pesquisar o assunto na internet, outros perfis são indicados por profissionais da área: 
@rodrigorosa_oficial/ 
@corretordeseguros.digital/ 
@larissa.seguros/ 
@simonesmagalhaes
@newaseguros/

Serviços:

A Loja de Seguros VPS fica localizada na Rua Pacaembu, 111 - Jardim Bela Vista - esquina com Av. Eduardo Elias Zahran. O WhatsApp é (67) 99604-9475.

Os contatos do Sicredi são: WhatsApp Sicredi: 51 3358 4770 - SAC: 0800 724 7220 - Ouvidoria: 0800 646 2519

A Auto Peças Tipp Original, do empresário Genésio Ferreira, fica localizada na Rua Caviana, 583, Jardim Itamaracá. O telefone é (67) 3387-3166

O publicitário Tiago Freitas está disponível em suas redes sociais: https://www.instagram.com/thiagodefreitas.eu/ e no Youtube youtube.com/@thiagodefreitas .


Equipe Diário Digital:

Pauta, reportagem e edição: Valdelice Bonifácio

Fotografias: Luiz Alberto

Apoio logístico: Enryck Sena

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