Política
Riedel anuncia parte do secretariado e mantém nomes estratégicos em sigilo
Novidade ficou com pasta da Infraestrutura que será chefiada por Hélio Peluffo, prefeito de Ponta Porã
Terça-feira, 13 Dezembro de 2022 - 16:44 | Redação
O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), oficializou os nomes de cinco secretários estaduais do seu futuro governo. Dos anunciados, quatro já compunham o quadro de confiança do atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).
Ao lado do vice-governador eleito, Barbosinha (PP), Riedel apresentou os novos secretários e não deu spoiler das vagas que ainda precisam ser preenchidas. Foram oficializados: o atual prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, na Infraestrutura; Flávio César sai da Segov (Secretaria de Estado de Governo) para assumir a da Fazenda; a advogada Ana Carolina Nardes na da Administração; Ana Carolina Ali Garcia permanecerá à frente da PGR (Procuradoria-Geral do Estado) e Eduardo Rocha assume a Casa Civil.
Cada um deles foi apresentado pelo futuro governador, que aproveitou para reafirmar que as escolhas levam em consideração alguns critérios, principalmente o de conhecimento na área de atuação.
“Na próxima terça-feira [20] nós vamos anunciar os outros nomes, mas não posso adiantar porque são decisões que ainda estão sendo tomadas. É um conjunto de critérios que a gente tem, que passa pela capacidade, comprometimento, conhecimento na área desempenhada e muito outros que são colocados na mesa na hora de escolher”, destaca Riedel.
Dessa forma, nomes para secretarias estratégicas como Educação, Saúde, Assistência Social devem ser anunciados somente na semana que vem.
Responsável pela equipe de transição, Barbosinha esclareceu que o seu trabalho principal será o de ajudar no desenvolvimento de políticas públicas de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
“Eu compreendo bem a minha missão, a minha função de vice-governador, que é ajudar o governador na grande missão de coordenar o Estado. Sei qual o espaço ocupado e estou muito tranquilo, estarei caminhando ao lado dele para que o Riedel seja o melhor governador da história de Mato Grosso do Sul”, disse Barbosinha.
Os outros secretários serão apresentados na próxima terça-feira, dia 20. Veja abaixo o perfil dos secretários já anunciados:

Hélio Peluffo - Atual prefeito de Ponta Porã, engenheiro de formação, com grande experiência na área de obras públicas e um dos administradores mais bem avaliados do Mato Grosso do Sul.
Formou-se também em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Foi Secretário Municipal de Planejamento na administração do prefeito Aires Marques (1987 e 88). Elegeu-se vereador para mandato de 1989 a 1992. Foi Secretário de Infraestrutura e de Meio Ambiente e de Governo da administração Flávio Kayatt (2005-2012), período em que coordenou a execução de 200 obras. Hélio Peluffo foi secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Maracaju de 2013 a 2016.

Flávio César - É formado em Relações Públicas, pós-graduado em gestão e marketing integrados e foi adjunto de Eduardo Riedel na Secretaria de Estado de Governo. Ele é ex-vereador, foi Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande e está no Governo do Estado desde 2017. Assumiu a função de adjunto na Segov em 2019.

Ana Carolina Nardes - É advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. Já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília.
Em 2015 ingressou no cargo de Assessora Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado de Governo (Segov), gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário. Em 2019, Ana assumiu a área de compras do governo, onde atuou como Secretária Especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ana Carolina Ali Garcia - Ingressou em 2005 na PGE e, desde então, exerce a função de Procuradora do Estado. Entre 2008 e 2014, atuou no Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado como Chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete (PGE/PAG). Já entre 2015 e 2016, estava na Chefia da Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Educação (PGE/CJUR-SED).
Ainda em 2016, passou a chefiar a Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (PGE/CJUR-SEGOV) e, em 2018, assumiu a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg). Ela é graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e cursou MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Eduardo Rocha - O secretário da Casa Civil, que foi sucessor de Eduardo Riedel na secretaria de Estado de Governo e realizou neste período um trabalho de fôlego na coordenação das secretarias setoriais. Ele é formado em economia, foi eleito três vezes como Deputado Estadual de Mato Grosso do Sul e em 3 de dezembro de 2021 se licenciou para assumir, na mesma data, o comando da Segov no Governo de MS.
Tudo Sobre:
mato-grosso-do-sul governo-do-estado eduardo-riedel riedel novos-secretarios secretariosÚltimas Notícias
- Pecuária - 19:00 Expogrande é 'exposição ouro' dos rankings da raça nelore
- Consumidor - 18:50 Procon de MS alerta sobre golpes utilizando nome da instituição
- Literatura - 18:35 Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
- Cultura - 18:30 Sesc MS promove espetáculos e filme sobre violência contra a mulher
- Indústrias - 18:00 Fiems apresenta inovações e oportunidades na Expogrande 2025
- Fronteira - 17:50 Dois suspeitos morrem em operação de cumprimento de mandados em Ponta Porã
- Maracaju - 17:30 Polícia apreende duas carretas carregadas com mais de 600 pneus ilegais
- Prefeitura - 17:07 Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
- TVMS Record - 17:01 Rodrigão faz a festa na Gazin do São Conrado neste sábado
- Campo Grande - 16:45 Cobra pega 'carona' em carro na Capital