Política
Projeto de Marcos Pollon concede isenção de impostos para caçadores
Iniciativa considera caçador a pessoa física que está habilitada a realizar atividade de caça
Quinta-feira, 31 Agosto de 2023 - 18:57 | Redação

O deputado federal Marcos Pollon protocolou, na terça-feira (29), projeto de lei que concede isenção de impostos para aquisição de armas de fogo e munições aos caçadores regularmente inscritos no Exército Brasileiro.
Em análise na Câmara dos Deputados, a iniciativa considera caçador a pessoa física que está regularmente inscrita no Exército Brasileiro ou Polícia Federal, habilitada e autorizada a realizar a atividade de caça nos moldes previstos em Lei. A isenção ocorre para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Importação (II) sobre a aquisição de armas, munições e acessórios.
A caça do javali é uma medida de controle, autorizada em todo o Brasil de acordo com a Instrução Normativa 3/2013, onde há incidência e mediante autorização prévia do IBAMA, tendo em vista que os animais oferecem riscos sanitários à pecuária nacional.
Para o deputado, a presença das espécies gera comprovadamente impactos econômicos à agricultura brasileira. “Os animais são reservatórios de várias doenças, como a peste suína, a doença de Aujeszky e a febre aftosa e estamos num momento em que avança pelo país a retirada da vacinação contra a febre aftosa”.
Pollon concluiu que toda a operação é custeada pelos próprios caçadores, “o que resulta em uma grande despesa para a categoria, já que o Estado não faz essa operação. Isentar as pessoas físicas que se dispõem a fazer o controle que deveria ser tarefa do Estado é uma forma de estimular essa prática fundamental para preservação do meio ambiente”
Últimas Notícias
- Três Lagoas - 16:56 Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller
- Páscoa - 16:19 Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada
- Dourados - 15:59 Prefeitura alerta sobre golpes com uso do brasão oficial em redes sociais
- Nacional - 15:15 Mulheres vítimas de violência podem ter reconstrução dentária pelo SUS
- Corumbá - 14:56 Corumbá articula implantação de cursos técnicos com apoio do Estado
- TJMS - 14:00 TJMS estuda implantação de espaço para visitas supervisionadas a crianças e adolescentes
- Política - 13:40 2025: o país ainda carente de lideranças
- Tragédia - 13:00 Homem morre ao cair de andaime durante reforma na Capital
- Interior - 12:50 Criança de 8 anos é atropelada por caminhonete em Dourados
- Dourados - 12:00 Homem é preso por estuprar adolescente de 15 anos durante confraternização