Política
Ministros de Lula debatem Plano Plurianual na Capital
Plenária que debate políticas públicas para o País é realizada na UFMS neste sábado
Sábado, 17 Junho de 2023 - 14:05 | Gabriel Telê Santana
Campo Grande (MS) sedia, neste sábado (17) a 12ª plenária para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), encontro promovido pelo Governo Federal com vistas a incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA Participativo 2024-2027. Ao todo, serão realizados 27 encontros, já foram 15 encontros nas unidades da federação, com previsão de término em 14 de julho de 2023.
A cerimônia na Capital contou com os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e a prefeita Adriane Lopes.
Mais de 18 mil pessoas já participaram das três primeiras rodadas de plenárias presenciais do PPA Participativo e mais de 148 Mil acessos na plataforma. Até o próximo dia 14 de julho, serão realizados encontros em todos os estados e no Distrito Federal.
O objetivo das plenárias é proporcionar espaço à sociedade civil organizada para debater políticas públicas prioritárias para o País e suas regiões, colhendo propostas para o PPA 2024-2027.
As plenárias presenciais são uma das formas de participação social na construção do PPA, juntamente com a plataforma digital Brasil Participativo e os Fóruns Interconselhos, que reúnem representantes de conselhos nacionais em todos os setores.
O público-alvo das plenárias são as entidades, organizações e movimentos da sociedade civil organizada, que têm se preparado previamente para levar às plenárias propostas já consolidadas.
De acordo com a ministra Simone, o Brasil não cresce há mais de 40 anos, e que vai honrar os compromissos para a dívida pública não extrapolar e que com a reforma tributária o Brasil vai voltar a ter indústria forte.
O governador Eduardo Riedel se diz a favor da reforma tributária, e que está sendo investido 58 bilhões de reais, que o estado tem a menor taxa de desemprego do país, e que os gastos do orçamento do prejeto PPA viram todos dos ideais da população.
As propostas levadas às plenárias devem ser registradas na plataforma digital Brasil Participativo, onde também podem se manifestar todos os cidadãos e cidadãs do País.
O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento das prioridades do País pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Saúde - 08:50 MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
- Saúde - 08:20 Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
- Luto - 07:59 Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 07:40 Confusão acaba com jovem esfaqueado em Nova Andradina
- Tragédia - 07:20 “Agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele”, diz pai que perdeu filho em acidente
- Comunicação - 07:00 Que ano, meus amigos, que ano!
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas
- Meio Ambiente - 16:47 Projeto cria política nacional de proteção de rios