Política
Lula vai à Índia para assumir presidência do G20
Cúpula em Nova Déli reunirá maiores economias do mundo
Segunda-feira, 04 Setembro de 2023 - 17:53 | Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, na próxima quinta-feira (7), para Nova Déli, capital da Índia, onde participará da Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia. A comitiva brasileira embarcará logo após o desfile do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios. A reunião de líderes ocorre nos dias 9 e 10.
A cúpula é ponto alto das atividades do grupo e marcará também a reta final da presidência rotativa do bloco, atualmente com a Índia, e que será assumida pelo governo brasileiro a partir do dia 1º de dezembro. Uma série de reuniões e trabalhos prévios e de grupos de trabalho está ocorrendo, inclusive em escala ministerial entre os países.
A programação oficial prevê pelo menos três sessões temáticas, que abordarão tópicos como desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas; e global net zero, que é a ideia de emissão zero líquida de carbono. Outros assuntos como crescimento inclusivo; cumprimento de metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); saúde, educação, infraestrutura, transformações tecnológicas, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego também estarão em pauta. O evento também terá reuniões bilaterais entre diferentes líderes.
Presidência - Como em toda cúpula do G20, haverá uma cerimônia simbólica de transferência da presidência rotativa do grupo, que envolve mais diretamente o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Lula. Há previsão de pronunciamentos do presidente brasileiro nas duas primeiras sessões e no encerramento do encontro, quando Lula apresentará as prioridades e os desafios da futura presidência brasileira a partir de 1º de dezembro de 2023.
Ao participar de um evento no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (1º), Lula afirmou que o combate às diversas desigualdades sociais deve nortear sua participação na cúpula.
"Eu vou lá para discutir com eles uma coisa que me incomoda, eu quero discutir a desigualdade. A desigualdade de gênero, a desigualdade racial, a desigualdade no tratamento da saúde, no salário, a desigualdade de uma pessoa que come 20 vezes por dia e a outra que fica 20 dias sem comer", afirmou.
A presidência rotativa do Brasil no G20 vai até o fim de 2024, quando uma nova cúpula será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro está previsto para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro do ano que vem.
Últimas Notícias
- Abuso Sexual - 16:15 Condenado por estupro de vulnerável é preso em Sete Quedas
- Moradia - 15:59 Confira a lista completa dos inscritos para a Vila dos Idosos da Capital
- Três Lagoas - 15:56 Defesa Civil reforça ações sobre riscos e emergências em distritos
- Saúde - 15:34 Programa Remédio em Casa faz quase 30 mil entregas em MS em 2025
- Corumbá - 15:10 Polícia procura por suspeito de manter mulher em cárcere privado em MS
- Campo Grande - 14:50 Mulher é brutalmente esfaqueada na Capital
- Economia - 14:32 Conta de luz terá reajuste médio de 1,33% em MS a partir desta terça-feira
- Acidente Fatal - 14:00 Motorista que causou acidente e matou 4 pessoas da mesma família estava embriagado
- Agropecuária - 13:50 Criador de cavalos realiza sonho de guri na Expogrande
- Paranhos - 13:32 Polícia prende suspeito de tentar matar comerciante em aldeia de MS