• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Expogrande

Criador de cavalos realiza sonho de guri na Expogrande

Exposição, que contou com a participação de diferentes estados, credenciou quatro machos e quatro fêmeas para a Expointer

Segunda-feira, 07 Abril de 2025 - 13:50 | Redação


Criador de cavalos realiza sonho de guri na Expogrande
(Foto: Fagner Almeida/Divulgação)

O criador Roberto Araújo Diedrich, da Fazenda Barra Funda, de Costa Rica (MS), realizou um sonho de guru, na  85ª Expogrande, que está em andamento no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS).

No sábado passado, dia 5, dentro da Exposição Passaporte de Outono 2025, realizada na Expogrande, o potranco menor Juramento da Barra Funda foi escolhido como o Melhor Exemplar da mostra, que classificou oito indivíduos para a Grande Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, na Expointer.

O animal de pelagem zaina é filho do Freio de Prata Urco de Santa Thereza e de Estampa da Sagarana e também se consolidou como Grande Campeão da prova organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Segundo o jurado principal Luciano Corrêa Passos, a grande final contou com exemplares de selo racial marcado e que caminham muito bem. “O vencedor é um potranco elegante, de boa frente, boa cabeça e equilibrado em suas linhas”, salientou. 

Emocionado, o criador Roberto Araújo Diedrich disse que, apesar de já ter participado da Expointer com outros animais, esta será a primeira fez que irá a Esteio com animais de sua própria criação, o que inclui o grande campeão e a reservada de grande campeã da etapa de Campo Grande. “É meu sonho de guri realizado”, garantiu o expositor, que preside o Núcleo de Criadores do MS e é vice-presidente de Expansão da ABCCC.

Entusiasmado com os projetos que estão pela frente para a raça ele enalteceu a agenda do cavalo Crioulo na região e os avanços obtidos na seleção.  “O cavalo crioulo teve uma seleção natural no Pampa como um cavalo forjado na resistência. Hoje, com a evolução de seleção, trabalhamos com três pilares: a morfologia, o Freio de Ouro e a Marcha de Resistência. O que nos permite obter animais bonitos morfologicamente e funcionais, bons de esporte e de trabalho”, reconheceu Diedrich.

Nas fêmeas, a fila final destacou-se por reunir filhas de pais renomados das pistas do Cavalo Crioulo. Quem levou a melhor foi a potranca menor baia Imagem de Santa Larissa, de Luiz Kendy Maeda, da Cabanha Santa Larissa, de Tijucas do Sul (PR). Ela é filha de Fantástico de São Pedro e Fanfarra da Maya e, com isso, carrega a genética de grandes campeões do Freio de Ouro.

Segundo o jurado, a fêmea baia encantou pelo equilíbrio, feminilidade, leveza de pescoço e comprimento. Mas admitiu que mudanças na fila final seriam justificadas tamanha a uniformidade de qualidade das finalistas. “Estou satisfeito com esses animais aqui apresentados que enobrecem a raça”, reconheceu. Ao lado do jurado auxiliar Felipe Ribeiro Moraes, ele informou que buscou exemplares de boa caminhada, leves de pescoço, bom tronco e aprumos. A prova teve supervisão técnica de Rafael Fagundes Sant’Anna.

A qualidade da etapa de Campo Grande, que contou com 35 exemplares marcados e 14 incentivos,  foi referendada pelo diretor de equinos da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Nilson Ricartes, ao prestigiar a manhã de agenda do Cavalo Crioulo. “Foi uma excelente exposição que contou com a participação de diferentes estados e credenciou quatro machos e quatro fêmeas para a Expointer. Estão todos de parabéns”, pontuou, lembrando que a Acrissul é parceira do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul, também representado por seu vice-presidente Geraldo Paiva e diretor da Acrissul.

Criador de cavalos realiza sonho de guri na Expogrande
(Foto: Fagner Almeida/Divulgação)

Incentivo - A sexta-feira (4/4) foi de Campeonato Incentivo. A prova consagrou como Melhor Exemplar a fêmea baia Queixada da Calidad, da expositora Anna Lucia Coelho Paiva, da Cabanha Calidad, de Anastácio (MS). Grande Campeã entre as fêmeas, ela é filha de Fichero do Capão Redondo e Basca Bella. Segundo o jurado, a potranca se diferenciou pelo caminhar em uma fila selecionada com foco em cabeça superior e bons aprumos. Nos machos, a vitória também foi para a Cabanha Calidad.

A expositora Anna Lucia Coelho Paiva levou o título de Grande Campeão Incentivo com o colorado Quebra Torto da Calidad. O exemplar tem sangue de Fantástico de São Pedro e GAP Magia. “Estamos muito felizes com essa participação e seguimos buscando melhorar sempre nosso plantel e nossos resultados”, salientou. Há 11 anos trabalhando na seleção de Cavalos Crioulos, a Cabanha Calidad  no Mato Grosso do Sul uso de sêmen adquirido, principalmente de criatórios do Rio Grande do Sul. 

O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.

Próximas Etapas - As etapas da Morfologia de outono seguem em Guarapuava/PR (11/4), Pato Branco/PR (25/04), Esteio/RS (28/4) e Uberaba/MG (29/4).

GRANDE CAMPEÃO, CAMPEÃO POTRANCO MENOR E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA BOX 15 JURAMENTO DA BARRA FUNDA

Criador de cavalos realiza sonho de guri na Expogrande
(Foto: Fagner Almeida/Divulgação)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  expogrande  agropecuaria  cavalo  sonhos