• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

Eleito, Eduardo Riedel destaca eleitorado plural

Tucano acredita que não haverá dificuldades de diálogo com o presidente Lula

Domingo, 30 Outubro de 2022 - 19:40 | Valdelice Bonifácio e Marina Romualdo


Eleito, Eduardo Riedel destaca eleitorado plural
Riedel durante seu primeiro pronunciamento como governador eleito (Foto: Luiz Alberto)

Eleito governador de Mato Grosso do Sul no segundo turno das eleições deste domingo, 30 de Outubro, Eduardo Riedel (PSDB) concedeu sua primeira entrevista coletiva após o encerramento da apuração na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).

Riedel agradeceu sua família, a militância tucana e também destacou a pluralidade do eleitorado que o elegeu neste segundo turno. “Tivemos apoio de todas as matizes ideológicas. Outros partidos políticos nos ajudaram e fizeram a diferença”, mencionou.

“Acredito que as diferentes visões da sociedade devem ser respeitadas e discutidas no sentido de buscar soluções para os problemas reais na sociedade nas áreas de saúde, educação e outras”, acrescentou.

Eleito, Riedel destaca eleitorado plural
Presidente do TRE-MS cumprimenta Eduardo Riedel (Foto: Luiz Alberto)

Riedel foi candidato da situação apoiado pelo atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o primeiro na história do Estado a conseguir eleger um sucessor.  O vice-governador eleito é o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB).

O novo governador eleito assumirá o cargo em 1º de Janeiro de 2023. Até lá ele deve escolher seu secretariado. Sobre este assunto, Riedel assegurou que ainda não tem definições. “Não parei para pensar nisso durante a eleição. Eu estava muito focado na eleição. Não temos nenhum nome definido”, disse.

Eleito, Riedel destaca eleitorado plural
Resultado final das eleições no Estado (Foto: Reprodução)

 

Relação com Lula – Quando Riedel concedeu a coletiva, a apuração nacional dos votos para a presidência da República ainda não tinha sido finalizada. Contudo, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, liderava e, por isso, a imprensa questionou sobre a relação com o petista caso ele fosse eleito presidente.

“Se ele for eleito, sentarei com ele como líder de MS (...) Não tenho dúvida de que ele não se negará a apoiar o Estado”, afirmou.

Eleito, Riedel destaca eleitorado plural
Riedel e a senadora eleita Tereza Cristina (Foto: Luiz Alberto)

Lula foi eleito para seu terceiro mandato com  50,83%, contra 49,17% de Jair Bolsonaro.

Já Riedel conquistou o governo do Estado após obter 56,90% ou 808.210 votos. Seu oponente Capitão Contar (PRTB) obteve 43,10, ou 612.113 votos.

A votação em MS teve ainda 88.228, ou  5,70% votos nulos, e 39.059, ou 2,52%, votos em branco.

Considerado um nome influente no agronegócio, esta é a primeira vez que Riedel disputou uma eleição. Saiba mais sobre o currículo do governador eleito.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News