• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

Destino da UFN3 será retomado em Junho

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet se reunirá com presidente da Petrobrás

Quarta-feira, 17 Maio de 2023 - 09:28 | Juliana Brum


Destino da UFN3 será retomado em Junho
Foto - Bruno Barros

Durante a vinda da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), na última segunda-feira (15), ao Estado ela garantiu que em junho será retomado o tema da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), junto com a Petrobras, para definir os próximos passos em relação à obra parada em Três Lagoas e o destino do gás no país.

A obra está paralisada desde 2014. No início deste ano, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck afirmou que acredita na conclusão da estrutura pela própria Petrobras, mas o impasse deve ter uma posição no próximo mês.

Durante a coletiva, Simone Tebet explicou o cenário atual da Petrobras em relação ao tema e adiantou quais serão os passos. "Estaremos pedindo uma agenda em junho com o presidente da Petrobras [Jean Paul Prates] no Rio de Janeiro. Iremos com  o governador Eduardo Riedel (PSDB-MS) para falar sobre a questão nacional do gás e da UFN3 no Mato Grosso do Sul", destaca a ministra do Planejamento.

A ex-senadora por Mato Grosso do Sul afirmou que a informação que teve sobre o gás no país é que a Petrobras está impedida neste ano, segundo o plano nacional que está barra o investimento em gás. Para retomar, a Petrobras precisaria mudar o plano para voltar o investimento ou entregar para a iniciativa privada a conclusão das obras da UFN3, mas ficaria para segundo semestre.

Sobre a paralisação, Simone Tebet atribui ao governo anterior. "Por falta de vontade política do governo passado a empresa de fertilizantes está 90% parada. Eu cansei de ir lá. E não constava que no final a fábrica tinha que terminar como fertilizantes. Não havia interesse real de resolver o tema de fertilizante dos últimos  quatros anos", detalhou Simone.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  petrobras  simone-tebet  mdb  ministra