• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

Deputados pedem impeachment dos conselheiros do TCE afastados em MS

Conselheiros teriam participado de esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 100 milhões

Quinta-feira, 05 Setembro de 2024 - 14:00 | Redação


Deputados pedem impeachment dos conselheiros do TCE afastados em MS
Respectivamente, Iran Coelho, Ronald Chadid e Waldir Neves - (Foto: Divulgação)

Deputados estaduais enviaram ofício ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, solicitando a abertura do processo de impeachment contra os conselheiros Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves Barbosa do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O envio do ofício foi revelado nesta semana pelo deputado estadual Coronel David (PL), presidente da comissão temporária que acompanha o inquérito dos conselheiros afastados do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) na Assembleia Legislativa. 

Os conselheiros são acusados de participação em um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 100 milhões, investigado nas operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro. Eles foram afastados de suas funções no TCE e atualmente vivem monitorados pela polícia por decisão judicial.

A motivação para esse pedido encontra respaldo no fato de que, desde dezembro de 2022, o TCE-MS que deveria operar com sete conselheiros, está com três deles afastados, substituídos por auditores fiscais que, apesar de competentes em suas áreas, não possuem a prerrogativa original para exercer as funções de Conselheiro.

“Com o afastamento dos conselheiros, foram colocadas outras pessoas, que por mais que tenham formação jurídica, garantia legal, ainda resta uma dúvida muito grande e gerando assim insegurança jurídica a respeito dos julgamentos que são feitos pelo Tribunal. Então, a comissão decidiu por apresentar este pedido ao STJ, que é o órgão encarregado de adotar tais procedimentos. Esperamos uma resposta que seja satisfatória para a população de Mato Grosso do Sul”, declarou Coronel David.

Deputados pedem impeachment dos conselheiros do TCE afastados em MS
Deputado Coronel David preside grupo de trabalho criado na Assembleia Legislativa  (Foto: Wagner Guimarães/ALEMS)

Respostas - Essa situação tem gerado uma série de pressões sobre a ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), com a população, prefeituras e a mídia local exigindo respostas rápidas e efetivas para o impasse. Coronel David argumenta que a instauração do processo de impeachment é imperativa, sustentando-se em bases legais sólidas.

“O pedido se fundamenta no artigo 105, inciso I, alínea “a” da Constituição da República, no artigo 11, inciso I do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, além dos dispositivos da Lei 1.079/1950, que regula os crimes de responsabilidade.” Entre os casos citados pelo parlamentar estão as ações penais 1057 DF e 1058 DF, e o Inquérito 1697 DF, todos relacionados às acusações contra os conselheiros afastados.

Diante desse cenário, Coronel David destaca a importância de manter a integridade das instituições públicas e a confiança da sociedade no Tribunal de Contas. “Essa intervenção se faz não apenas necessária, mas urgente, para garantir que o órgão volte a funcionar plenamente e com a legitimidade necessária para o exercício de suas atribuições”, complementa o deputado. A comissão temporária é composta pelos deputados Coronel David, Lia Nogueira (PSDB) e Antônio Vaz (Republicanos).

(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS )

SIGA-NOS NO Google News