Geral
Veja os cuidados que você deve tomar para aproveitar o verão com saúde
Médico responsável do Laboratório Teuto explica como evitar problemas na pele e nos olhos
Terça-feira, 14 Janeiro de 2025 - 15:39 | Redação
Uma das estações mais aguardadas pelos brasileiros, o verão é lembrado pelo sol forte, férias e clima favorável a passeios em praias, piscinas e cachoeiras. Porém, para que a alegria não se torne uma preocupação, é necessário ter alguns cuidados.
Insolação, queimaduras, manchas e envelhecimento da pele, ressecamento dos olhos e até mesmo câncer de pele, são alguns dos problemas gerados a partir da exposição desprotegida aos raios ultravioleta. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as crianças compõem o grupo mais vulnerável.
De acordo com o médico responsável do Laboratório Teuto, Dr. Nirley Arataque, a palavra chave é: hidratação. “Quando você está no sol, a sua superfície de exposição é muito maior, tanto com sol, quanto com o vento. Então, você perde mais água, por isso tende a desidratar mais fácil”, explica.
Segundo o médico, a hidratação pode ser feita com água e outros líquidos, como sucos naturais e água de coco. Outra recomendação é o uso contínuo do filtro solar, que deve ser espalhado sobre a pele cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, além de acessórios como chapéus, guarda-sóis, roupas leves, claras e transpiráveis.
“O uso de protetor solar é superimportante, assim como renová-lo a cada duas horas. Se for entrar na água, passe 10 minutos antes para que ele não saia. Saiu da água, passe o protetor novamente para que você não tenha a falsa sensação de proteção”, destaca.
Para os que não abrem mão dos esportes durante o verão, a recomendação é que a prática ocorra no início ou no final do dia. “Quando você realiza uma atividade física, você está aumentando o seu metabolismo, está perdendo mais água, tanto pela respiração, quanto pela transpiração. Então, para isso também há momentos mais adequados”, reforçou Arataque.
Cuidado com os olhos - Durante os períodos mais quentes do ano é comum que o foco fique sobre os cuidados com a pele, porém, outras partes do corpo também merecem cuidado. Os olhos, por exemplo, sofrem com a longa exposição ao sol, ambientes com ar condicionado, vento, poeira, entre outros.
Ainda de acordo com o Dr. Nirley Arataque, evitar o ressecamento é fundamental para a manutenção da saúde ocular, evitando futuros problemas. O médico cita produtos como o Colírio Teuto e o Biolágrima para manter o conforto da região. O primeiro, de uso adulto, é utilizado para o tratamento de irritações, enquanto o Biolágrima age como lubrificante ocular.
“Às vezes nos esquecemos da visão, e os olhos ressecam muito fácil com o vento, com o ar-condicionado e com o sol. A umidade muito baixa nessa região pode dar uma certa alergia, então é interessante usar um lubrificante para os olhos ou um produto para irritação devido à poeira, vento, calor, fumaça, gases, luz e corpos estranhos”, completa.
Últimas Notícias
- Investigação - 18:38 Após lucrar R$ 2 milhões com golpes, suspeito tem caminhão apreendido no interior de MS
- Economia - 18:15 Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira
- Fronteira - 17:50 Corpos de irmãos são encontrados na Linha Internacional
- Duplo Homicídio - 17:30 Veterinário e peão são mortos a facadas após discussão em fazenda
- Operação Cooptatus - 17:13 PF combate descaminho e associação criminosa em MS
- Estágio - 16:50 Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito
- Justiça - 16:32 Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população
- Vestibular - 16:04 Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025
- TJMS - 15:57 Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital
- Saúde - 15:39 Veja os cuidados que você deve tomar para aproveitar o verão com saúde