Política
CDH pode convidar Damares a esclarecer denúncias de exploração sexual
Pedido foi apresentado pelo senador Carlos Fávaro
Terça-feira, 18 Outubro de 2022 - 19:32 | Agência Senado
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) vota nesta terça-feira (18), a partir das 14h, um requerimento de convite para que a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, compareça ao colegiado para prestar informações sobre supostos crimes que teriam sido cometidos contra crianças na Ilha de Marajó (PA).
O pedido foi apresentado pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT). No documento, o parlamentar aponta que a intenção é a de que ela esclareça as denúncias, sem provas, de crimes sexuais que teriam sido cometidos contra crianças na Ilha de Marajó (PA). Senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares apresentou o caso no último dia 9 durante um culto em Goiânia (GO).
“Damares não apresentou nenhuma evidência do que falava, nem contou ter tomado alguma providência para punir os responsáveis, o que seria sua obrigação como ministra de Estado. Caso suas declarações sejam inverídicas, foram usadas de forma política para alimentar discurso de ódio e tumultuar o processo eleitoral. E em caso de omissão do governo, a ex-ministra deve ser investigada por prevaricação”, aponta o senador.
Projetos
Além do requerimento, a CDH vai analisar uma série de projetos durante a reunião deliberativa extraordinária. É o caso do PL 2.902/2019, que dá prioridade à mulher chefe de família na contratação de financiamento para compra de moradia, quando o imóvel for custeado pelo Sistema Financeiro de Habitação.
O PL 2.902/2019 foi apresentado pela senadora licenciada Rose de Freitas (MDB-ES). Ela cita a estimativa de que cerca de 40% dos lares brasileiros são de responsabilidade de mulheres. “Nada mais razoável que facilitar a essas mulheres a aquisição de casa própria”, afirma a parlamentar. A proposta conta com parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS).
Últimas Notícias
- Economia - 18:10 Desapega CG chega à 11ª edição com estreia no Parque Tarsila do Amaral
- Campo Grande - 17:50 Confronto com a Guarda termina em morte
- Dourados - 17:31 Homem é esfaqueado na frente da própria casa no interior de MS
- Fronteira - 17:00 Veículo é apreendido com cerca de 300 litros de gasolina na Bolívia
- Corumbá - 16:55 PRF apreende 83 kg de cabelo humano em Corumbá
- Economia - 16:32 Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel em R$ 0,12 por litro
- Amplavisão - 16:22 Os candidatos querem surfar no conservadorismo, por Manoel Afonso
- Economia - 16:06 Bancos fecham na sexta e reabrem na terça
- Poder Legislativo - 15:50 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- Acidente Fatal - 15:30 Caminhoneiro morre após perder o controle da direção e cair em rio