Política
Candidato promete enxugar máquina pública da Capital
Ubirajara Martins, do DC, planeja cortar de 50% a 70% dos cargos comissionados da prefeitura
Quinta-feira, 12 Setembro de 2024 - 19:02 | Redação
O advogado Ubirajara Martins, de 57 anos, concorre à prefeitura de Campo Grande (MS) pelo DC e nesta quinta-feira, dia 12 de Setembro, participou da rodada de entrevistas da Rede MS. Ele falou à rádio FM Cidade 97, TVMS Record e Diário Digital.
Ubirajara nunca ocupou cargos públicos, mas não é estreante na política. Ele já concorreu a vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Contudo, essa é a primeira vez que disputa a prefeitura. Seu vice é o empresário João Faria, também do DC.
O candidato afirma estar fazendo uma campanha propositiva, colocando ideias e sem embates pesados com os adversários. "Eu coloquei o meu nome porque quero ajudar as pessoas desta cidade. Acho que tenho feito uma campanha muito coerente, por isso, não tive problemas com ninguém", avalia.
Se eleito, uma das suas primeiras medidas será o enxugamento da máquina pública. "Eu sou muito conservador. Pelo que pesquisei, seria possível cortar de 50 a 70% dos cargos comissionados na prefeitura. Eu farei isso", revela.
Para o candidato, Campo Grande carece de transparência no que diz respeito a máquina pública. "Você entra no Portal da Transparência e não consegue saber ao certo quantos funcionários a prefeitura tem hoje, quem são e quanto ganham", critica.
Na área do Transporte, Ubirajara reiterou a proposta já anunciada em entrevistas anteriores, segundo a qual vai mudar a relação com o Consórcio Guaicurus, que congrega as empresas de ônibus. "Vamos pôr fim a este monopólio. Comigo, Campo Grande será uma cidade de transportes alternativos como vans (com corredores específicos) e bicicletas elétricas", reforça.
Outra área sensível e que terá um olhar especial é a Saúde. Ubirajara não colocaria na planilha de prioridades a construção do Hospital Municipal em Campo Grande. "Não é que eu seja contra, mas isso seria custoso demais e não resolveria o problema. Pretendo cuidar das unidades de saúde que já temos", revela.
Na área da Habitação, ele pretende inovar. Quer construir condomínios pré-moldados em Campo Grande para públicos específicos como pessoas com deficiência e idosos -- neste caso, haveria atendimento médico nestes residenciais.
Ubirajara também pretende aperfeiçoar o modelo de industrialização em Campo Grande, segundo ele inadequado para a matriz econômica na região. "Campo Grande é um grande produtor em agricultura e pecuária, porém, não temos por aqui indústrias de couro, calçados ou ração. Temos que mudar isso. Vou ceder o terreno para essa indústrias se instalarem aqui", antecipa.
Rodada de entrevistas - A segunda de rodada de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Campo Grande começou nesta terça-feira, dia 10. Até 20 de Setembro, em datas definidas por sorteio, os candidatos serão sabatinados por três veículos de comunicação da Rede MS: Rádio FM Cidade 97, TVMS Record e Diário Digital.
O calendário de entrevistas estabelecido em sorteio é o seguinte:
10 de Setembro de 2024 - Beto Figueiró (Novo)
11 de Setembro de 2024 - Rose Modesto (União)
12 de Setembro de 2024 - Ubirajara Martins (DC)
13 de Setembro de 2024 - Camila Jara (PT)
18 de Setembro de 2024 - Luso Queiroz (PSOL)
19 de Setembro de 2024 - Adriane Lopes (PP)
20 de Setembro de 2024 - Beto Pereira (PSDB)
Na data sorteada, o candidato participará de duas entrevistas ao vivo, sendo a primeira às 7h30, ao programa Noticidade 1ª Edição, da Rádio FM Cidade 97, apresentado pelo jornalista Rodrigo Nascimento, o Rodrigão. A segunda começa às 18h10 no programa de televisão Cidade Alerta MS, da TVMS Record (canal 11.1), também apresentado pelo jornalista Rodrigo Nascimento. Ambas terão a cobertura do Diário Digital.
O candidato será entrevistado durante 15 minutos, tanto no rádio quanto na televisão. O tempo será cronometrado pelos profissionais da Rede MS. Ao final deste tempo, o candidato terá ainda 1 minuto e 30 segundos -- tanto no rádio quanto na televisão -- para suas considerações finais, e caso queira, pedir voto e divulgar o número.
As perguntas serão livremente elaboradas pelos profissionais do grupo de comunicação. Os questionamentos poderão ser relacionados as composições políticas, planos de gestão pública, saúde, educação, transporte e outros temas que o jornalismo da Rede MS julgar relevantes.
Durante as entrevistas, não serão permitidos ataques aos adversários ou uso de palavras de baixo calão. É vedada a apresentação de documentos, imagens em dispositivos eletrônicos, ou quaisquer papéis durante as falas. Também não é permitida a incitação a atos de violência ou desordem social. A Rede MS autoriza seus comunicadores a interromperem as entrevistas e encerrarem em caso de descumprimento das regras.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Investigação - 18:38 Após lucrar R$ 2 milhões com golpes, suspeito tem caminhão apreendido no interior de MS
- Economia - 18:15 Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira
- Fronteira - 17:50 Corpos de irmãos são encontrados na Linha Internacional
- Duplo Homicídio - 17:30 Veterinário e peão são mortos a facadas após discussão em fazenda
- Operação Cooptatus - 17:13 PF combate descaminho e associação criminosa em MS
- Estágio - 16:50 Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito
- Justiça - 16:32 Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população
- Vestibular - 16:04 Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025
- TJMS - 15:57 Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital
- Saúde - 15:39 Veja os cuidados que você deve tomar para aproveitar o verão com saúde