Política
André tem 22%; Marquinhos 18% e Riedel 17%
Nova pesquisa Real Time Big Data mostra disputa acirrada pela segunda colocação
Segunda-feira, 05 Setembro de 2022 - 14:00 | Valdelice Bonifácio
Nova pesquisa de intenção de votos do instituto Real Time Big Data foi divulgada nesta segunda-feira, 5 de Setembro, pela TVMS Record. Na disputa para o governo de Mato Grosso do Sul, o ex-governador André Puccinelli (MDB) continua na liderança, seguido pelo ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) e pelo ex-secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB), quase empatados.
Marquinhos Trad e Eduardo Riedel travam acirrada disputa pela segunda colocação na modalidade estimulada, quando são apresentadas opções de candidatos aos eleitores, segundo constatação da pesquisa.
O levantamento estimulado traz André Puccinelli com 22%; Marquinhos Trad 18% e Eduardo Riedel 17%. Também receberam indicações do eleitorado Rose Modesto (PSDB) 13%; Capitão Contar (PRTB) 11% e Giselle Marques (PT) 5%. Magno Souza (PCO) e Adonis Marcos (Psol) não foram escolhidos pelos entrevistados. Os votos brancos e nulos somaram 6% e os que não souberam ou não responderam 8%.
Quando computados apenas os votos válidos da pesquisa estimulada, o quadro é o seguinte: André 25%; Marquinhos Trad 21%; Eduardo Riedel 20%; Rose Modesto 15%; Capitão Contar 13%, Giselle 6%, Magno Souza 0% e Adonis Marcos 0%.
Regiões - A pesquisa estimulada também verificou a preferência do eleitorado por região, dividida da seguinte forma: Campo Grande; Sudoeste; Leste; Pantanais e Centro Norte. André Puccinelli vence em três regiões Campo Grande, Leste e Centro Norte. André e Riedel empatam na Sudoeste. Por fim, Riedel é lider na região dos Pantanais.
Na região de Campo Grande, o resultado da pesquisa foi o seguinte: André Puccinelli 24%; Marquinhos Trad 22%; Rose Modesto 15%; Capitão Contar 14%; Eduardo Riedel 12%; Giselle 7%; Magno Souza 0% e Adonis Marcos 0%. Os votos brancos e nulos somaram 3% e os que não souberam ou não responderam 3%.
Na região Sudoeste (Amambaí, Antônio João, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Jateí, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas e Vicentina) André e Ridel tem o mesmo índice de preferência do eleitorado, 21% cada.
Marquinhos Trad tem 16%; Rose Modesto 12%; Capitão Contar 9% e Giselle 3%. Magno Souza 0% e Adonis Marcos 0%. Os votos brancos e nulos somaram 8% e os que não souberam ou não responderam 10%.
Nos Pantanais (Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho), Ridel tem 20% da preferência do eleitorado; André Puccinelli 18%; Marquinhos Trad 15%; Capitão Contar 11%; Giselle Marques 6%; Magno Souza 0% e Adonis Marcos 0%. Os votos brancos e nulos somaram 7% e os que não souberam ou não responderam 8%.
Espontânea - Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos eleitores, 14% dos entrevistados informaram que votarão em André Puccinelli, líder também nesta modalidade. O segundo colocado Marquinhos Trad obteve 10%; Eduardo Riedel 8%; Rose Modesto 8%; Capitão Contar 6%; Outros 3%. Brancos e Nulos somaram 11%. Não souberam ou não responderam 40%.
A pesquisa anterior, divulgada em 24 de Agosto, apontava um empate técnico entre André Puccinelli e Marquinhos Trad. Na ocasião, o primeiro tinha 12% e o segundo 9%. Desta vez, André cresceu 2% e Marquinhos 1%. Os concorrentes seguem próximos, mas sem empate técnico, já que a margem de erro de é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição - A pesquisa também perguntou aos eleitores em qual candidato eles não votariam. O entrevistado poderia escolher mais de uma opção, por isso, o somatório final é superior a 100%.
André Puccinelli lidera a rejeição com 49%, seguindo por Marquinhos Trad 37%; Capitão Contar 34%; Eduardo Ridel 31%; Rose Modesto 29%; Giselle 28%/ Adonis Marcos 23% e Magno Souza 21%.
A pesquisa - A nova pesquisa Real Time Big Data foi realizada entre 2 e 3 de Setembro. Foram feitas 1 mil entrevistas. A margem de erro já mencionada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Entre os entrevistados 48% são homens e 52% mulheres. As idades são 16 anos até mais de 60 anos. Outra informação sobre a pesquisa é o grau de instrução dos entrevistados: até 41% tem ensino fundamental completo; 38% até o ensino médio e 21% até superior completo. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-08696/2022.
Na galeria abaixo do texto estão disponíveis mais dados apurados pela pesquisa.
Votação - No dia 2 de Outubro, os eleitores vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador será no dia 30 de Outubro.
Em MS, a votação começará às 7h e terminará às 16h, quando serão impressos os boletins de urna. Nestas eleições, a Justiça Eleitoral uniformizou o horário de votação em todos os estados e no Distrito Federal.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Política - 07:00 Retrospectiva 2024: Campo Grande elegeu uma prefeita pela 1ª vez
- Record TV - 18:18 Ator relembra cenas de Onri em Reis: ‘Quem vai tomar a flechada?’
- Serviços - 17:59 Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
- Amplavisão - 17:30 O peso maior da opinião pública na política, por Manoel Afonso
- Atividade Policial - 17:12 Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF
- Agendão cultural - 16:50 Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
- Transporte - 16:37 Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
- Economia - 16:09 Lei Paul Singer cria a Política Nacional de Economia Solidária no Brasil
- Transporte - 15:50 Pane elétrica causou incêndio em ônibus
- Tragédia - 15:33 Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO