• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

'Uma tragédia foi evitada', diz secretário de educação após ataque de adolescente em escola

Menino, de 15 anos, deve responder por prática de ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio

Quinta-feira, 18 Maio de 2023 - 16:10 | Marina Romualdo


'Uma tragédia foi evitada', diz secretário de educação após ataque de adolescente em escola
Adolescente invadiu escola e esfaqueou mãe de um aluno (Foto: Luiz Alberto)

Adolescente, de 15 anos, foi apreendido em flagrante após esfaquear a mãe de um aluno na Escola Municipal Bernardo Franco Baís, em Campo Grande (MS). Ele deve responder pela prática de ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio.

O professor que ajudou na ação de conter o menor infrator, é o treinador de badminton, Willian Silva. Ele relata que estava conversando com advogada e com o filho dela. "Quando foi 13h, a coordenadora veio chamar o aluno para seguir para sala de aula. Em poucos minutos, o menino entrou e deu uma facada na lombar da mulher. Na hora, eu pensei que ele tinha dado um soco e só depois que vi o sangue no chão".

'Uma tragédia foi evitada', diz secretário
Willian Silva foi o professor que conseguiu conter o adolescente (Foto: Luiz Alberto)

"Após esfaquear a vítima, ele correu para tentar entrar no pátio onde estava outras crianças. Mas, segurei as mãos dele e senti que ele não queria soltar as facas. Depois, consegui segurar o punho dele e fazer com que ele largasse as facas. Não sei dizer o que ele queria, mas acredito que ele estava mirando a coordenação. Ele estava em choque, quando eu perguntei o que ele queria. Não falou se era bullying, mas provavelmente a raiz disso veio da família", relata o professor.

Indagado no pensou no momento da conter o ex-aluno, Willian disse que não pensou em nada e foi apenas o instinto do homem de proteção. "Depois levamos ela para sala dos professores e foi feito o primeiro socorros até a chegada da equipe médica no local".

'Uma tragédia foi evitada', diz secretário
As facas foram apreendidas (Foto: Divulgação)

Proteção –  O Secretário Municipal de Educação (SEMED), Lucas Bittencourt destacou ao Diário Digital que ele tinha alguma intenção. "Uma tragédia foi evitada, ainda bem que o portão de acesso estava fechado. Porém, ele não tinha incidentes de bullying, atas ou suspensões. Ele tinha uma tranquilidade na vida escolar e vamos investigar o que motivou esse ex-aluno que veio até a escola".

Com isso, Bittencourt informa que a SEMED está conscientização a família com responsabilidade e o monitoramento das escolas. "Saber onde meu filho está, verificar as mochilas das crianças, entender quem são os amigos deles. Realmente, precisamos da parceria da família para prezar pela educação, qualidade e a segurança".

'Uma tragédia foi evitada', diz secretário
 Secretário Municipal de Educação, Lucas Bittencourt e o Secretário de Segurança, Anderson Gonzaga durante a coletiva de imprensa (Foto: Luiz Alberto)

Já o Secretário de Segurança (SESDES), Anderson Gonzaga, relatou que será verificado o passado dele para entender o fato. "A Guarda Civil foi acionada em 4 minutos em tempo resposta. Então, foi uma ação rápida. Além disso, o agente patrimonial fez a diferença no local".

"Segundo o menino, ele disse que entrou direcionando o acontecido para alguns alunos e vai mencionar quais seriam e citar o que aconteceu durante o depoimento. Destacou também a importância do botão de pânico, portões das escolas fechadas e entre outras prevenções.

Apesar do acontecimento, o secretário de educação informou as aulas seguem normalmente na sexta-feira, 19 de Maio, na Escola Municipal Bernardo Franco Baís.

'Uma tragédia foi evitada', diz secretário
(Foto: Luiz Alberto)

O caso – Conforme as informações apuradas pelo Diário Digital, a mulher estava no local conversando com um professor da instituição sobre o filho, quando foi golpeada na região da lombar. Em seguida, o menino foi em direção ao portão onde havia os estudantes.

Ao perceber a ação do menino, o agente patrimonial da escola jogou a mesa em cima do menor infrator e conseguiu contê-lo. Já o professor que estava conversando com a vítima conseguiu retirar as duas facas que estavam com ele.

A Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência. Já a advogada, foi encaminhada para Santa Casa da Capital.

Com o adolescente, foram apreendidas quatro facas e uma pequena marreta que estavam na mochila dele. O menor infrator foi encaminhado para Del. Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ) e, depois será levado para Unidade Educacional de Internação onde permanecerá à disposição da Justiça.

'Uma tragédia foi evitada', diz secretário
Adolescente foi apreendido em flagrante (Foto: Divulgação)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  ataque  facadas  escola  aluno