• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Pai de bebê de 4 meses que caiu do 3° andar será indiciado por abandono material

A pequena que estava sozinha com os irmãos de 7 e 3 anos no apartamento segue internada na Santa Casa

Quinta-feira, 14 Dezembro de 2023 - 16:50 | Marina Romualdo


Pai de bebê de 4 meses que caiu do 3° andar será indiciado por abandono material
O caso é investigado pela DEPCA de Campo Grande (Foto: Luciano Muta)

A mãe da bebê de 4 meses que caiu da janela do terceiro andar passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (14) e foi liberada, no entanto, ela vai responder pelo crime de abandono de incapaz, qualificado pela lesão corporal grave. Além dela, o pai vai responder por abandono material.

Durante à noite de terça-feira (12), a criança foi deixada sozinha pela própria mãe com os irmãos de 7 e 3 anos no apartamento que fica localizado no bairro Aero Rancho, na Capital. Conforme as informações policiais, a irmã mais velha estava cuidando da bebê e no momento em que tentava acalmá-la, a levou para cama. Neste momento, ela ficou próximo da janela que fica na parede e se desequilibrou e, caiu no térreo.

Em entrevista ao Diário Digital, a delegada da Delegacia Esp. de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Nelly Macedo, informou que diante dos fatos, os pais das três crianças vão responder por abandono material, pois, não estão pagando pensão. Inclusive, a irmã mais velha não estava frequentando a escola desde o início do ano e por conta disso o Conselho Tutelar foi acionado.

"A vítima trabalha na feira central, até tarde da noite. A criança estudava pela manhã e nem sempre dava tempo de leva-la. A mãe tentou mudar a criança para o período vespertino, mas não permitiram. Sendo assim, ficou inviável. Porém, no dia dos fatos, ela estava de licença maternidade, precisou sair e deixou a bebê dormindo e pensou que a criança não acordaria", esclareceu a delegada.

Indagada sobre a situação da casa insalubre, Nelly esclareceu que não foi ao local. Contudo, a narrativa dos autos é de que a casa estava suja, mas não necessariamente insalubre. "Pensar que uma mulher sozinha, com uma bebê de 4 meses e mais duas crianças conseguiria manter a casa impecável é complicado".

"Desta forma, estamos investigando os pais para saber se a irresponsabilidade deles perante os filhos. E, com a mãe em liberdade, temos um prazo maior para cumprir as diligências. Então, vamos ouvir as testemunhas faltantes, intimaremos os pais e aguardaremos os laudos", finalizou a delegada da DEPCA.

O caso – Por conta da queda, a mãe das crianças foi avisada e teve ajuda de moradores para levar a bebê ao Hospital Regional. Mas, devido à gravidade, ela foi transferida para Santa Casa, onde segue em estado grave. A assessoria da unidade informou que não pode passar informações, pois, teve autorização da família.

Já outros filhos foram levados pelo Conselho Tutelar de Campo Grande. Vale destacar que a escola da menina de 7 anos, já havia acionado o órgão pelas faltas da mesma para cuidar dos irmãos mais novos e nada havia sido feito.  

Em seguida, a Polícia Militar e a Civil foram acionadas e conseguiram localizar a mãe e a prender em flagrante. O delegado que atendeu o caso, Gabriel Desterro relatou que as crianças estavam sozinhas na residência no momento do acidente. Além disso, as testemunhas ouvidas relataram que era frequente a situação de serem deixadas sozinhas na casa.

A pequena continua internada na Santa Casa da Capital, mas não tem risco de morte. Diante dos fatos, o inquérito policial já foi instaurado na DEPCA.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  crianca