• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Morto ao reagir à abordagem era perigoso e conhecido por roubar fazendas em MS

"Baiano" possuía ficha extensa por furtos e roubos a propriedades rurais e mototaxistas em diversas cidades do estado

Quarta-feira, 19 Abril de 2023 - 08:54 | Victória de Oliveira e Thays Schneider


Morto ao reagir à abordagem era perigoso e conhecido por roubar fazendas em MS
Autoridades compareceram ao local pela manhã - (Foto: Luciano Muta)

O homem morto com tiro no peito na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, ao reagir à abordagem de policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), era conhecido da Polícia por praticar roubos e furtos a propriedades rurais de difícil acesso em Mato Grosso do Sul. Marcos Antônio Alves dos Santos, de 32 anos, é descrito como perigoso e fez diversas vítimas de reféns.

“Baiano”, como era conhecido, resistiu à prisão. No local, policiais da Derf cumpriam mandado de prisão do acusado, bem como a busca e apreensão de diversos itens produtos de roubos e furtos cometidos pelo homem em diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Alguns dos pertences, inclusive, estavam com o nome das vítimas, conforme apurado pelo Diário Digital.

“Houve uma resistência por parte do Marco Antônio e ele acabou alvejado pela nossa equipe”, explicou o delegado da Derf, Francis Freire. Uma mulher, que conhecia a vítima da execução há pouco tempo, estava no local no momento do confronto. “Ela nem sabe muito do passado dele, conheceu há menos de uma semana”, afirma.

Morto pela PC roubava fazendas em MS
Delegado Francis Freire, da Derf - (Foto: Luciano Muta)

Ficha extensa - Segundo o delegado Paulo Francis, as investigações começaram no dia 27 de janeiro de 2022, após invasão de uma propriedade rural no município de Jaraguari (MS), distante 45 quilômetros da Capital. No local, foram furtados uma motosserra e um perfurador de solo. Baiano, então, foi apontado como autor do crime. “Três dias depois [30 de janeiro de 2022], foi preso preventivamente pela Derf pela prática de um outro roubo, na MS-040 [zona rural de Campo Grande], em setembro de 2021", explica.

Marco Antônio dos Santos foi condenado pelo roubo mais antigo e preso preventivamente. Após um ano de prisão, em 24 de janeiro de 2023, foi solto e praticou mais dois roubos a duas propriedades rurais. No dia 16 de janeiro, em Rochedinho, invadiu uma fazenda e fez um homem, de 56 anos, e um adolescente, de 17 anos, de reféns. Na ocasião, roubou motosserra, R$ 1800 em espécie, aparelhos eletrônicos e mais itens. O roubo em questão foi praticado com emprego de uma pistola.

Em 23 de fevereiro, Baiano retorna à propriedade rural de Jaraguari e mantém um idoso, de 65 anos, e a esposa da vítima, de 46 anos, reféns, também amarrados, e rouba uma caminhonete S-10, armas de fogo, roçadeira, relógios e mais pertences de valores.

Após os crimes, a Derf e a Delegacia de Polícia de Jaraguari representaram pela prisão do suspeito, bem como pela busca e apreensão dos pertences roubados. “Marcos Antônio, além desses fatos, responde a processos judiciais com furto em propriedade rural dois roubos a mototaxistas em Bonito, quatro roubos a mototaxistas em Campo Grande e um processo de violência doméstica”, explica o delegado Paulo Francis.

Perigoso - Conforme o delegado, Baiano era perigoso e investigado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos. “Ele era um sujeito extremamente perigoso e a Derf já sabia dessa periculosidade dele, que ele poderia encontrar resistência”, explica.

Morto pela PC roubava fazendas em MS
Residência onde Baiano foi morto - (Foto: Luciano Muta)

Na residência da Vila Nasser, a delegacia encontrou armas de fogo, munições, produtos de furto, como a lavadora de pressão de uma das vítimas, aparelho de som. Também foram encontrados objetos com nome de vítimas dos crimes de Baiano. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  morto  derf  vila-nasser  confronto