Polícia
Governo cria grupo de trabalho para para analisar 6 mil boletins de ocorrência registrados na DEAM
A medida visa promover maior eficiência e celeridade na apuração dos crimes contra a mulher
Quinta-feira, 20 Fevereiro de 2025 - 08:11 | Thays Schneider

Após uma série de encontros e medidas que buscam aperfeiçoar a estrutura, integrar os Poderes e melhorar o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência, a DGPC/MS (Delegacia-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) instituiu um GT (Grupo de Trabalho) para analisar quase 6 mil boletins de ocorrência registrados na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Campo Grande que não resultaram em instauração de procedimento ou que possuem providências pendentes.
O objetivo do grupo é aperfeiçoar o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar. A medida visa promover maior eficiência e celeridade na apuração dos crimes contra a mulher. O GT, que terá seus trabalhos concentrados na Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol/MS), em Campo Grande, será responsável por analisar Boletins de Ocorrência de casos represados, aqueles em que as vítimas ou autores não são encontrados no endereço e nem por telefone pela Polícia Civil, bem como desistência de representação por parte das vítimas ou ausência/inexistência de provas ou elementos comprobatórios para a instrução e andamento dos procedimentos.
O delegado-geral da Polícia Civil, Lupersio Degerone Lúcio, destacou a importância da iniciativa: “Este grupo de trabalho representa nosso compromisso em garantir um atendimento cada vez mais qualificado e eficiente às mulheres vítimas de violência. Buscamos aprimorar nossos procedimentos e fluxos de trabalho para que possamos oferecer um serviço de excelência, com a celeridade e a sensibilidade que esses casos exigem”.
Em 10 anos de criação da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, a primeira do Brasil, a DEAM já registrou quase 80.000 boletins de ocorrência. De todos os autores de feminicídio cometidos na capital nesse período foram identificados, indiciados e presos e, somente um, encontra-se foragido.
O mutirão será coordenado pelo delegado-geral adjunto, Márcio Custódio, e pela delegada de polícia Maria de Lourdes Cano, que terão como atribuições o levantamento e análise dos Boletins de Ocorrência; identificação de casos que necessitam de reavaliação ou complementação; análise de procedimentos em que tenha ocorrido decadência ou prescrição; proposição de medidas e fluxos de trabalho para otimizar a tramitação dos procedimentos e alterações ou adequações nos protocolos existentes; solicitação de apoio técnico, logístico e de pessoal à DGPC; e a apresentação de relatório final com conclusões e sugestões.
Compõem a equipe técnica do GT os delegados Wellington de Oliveira, Marcelo Alonso, João Reis Belo, Juliano Cortez Penteado, os escrivães Steven Souza e William Eduardo Rocha e a investigadora Priscila Rodrigues, além de outros 13 delegados nomeados como membros. O grupo terá 90 dias para concluir os trabalhos, prazo que pode ser prorrogado pela DGPC.
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 12:13 Assembleia realiza reunião ampliada do Conselho dos Direitos Humanos
- Educação - 11:54 Cinco dicas para um ano letivo organizado na educação infantil
- Saúde - 11:35 SMS pede colaboração dos cidadãos no combate à leishmaniose
- Obras nas ruas - 11:12 Prefeitura inicia recuperação de vias danificadas pelas chuvas do Jardim Colúmbia
- Fies - 10:52 Fies: estudantes pré-selecionados devem finalizar inscrição hoje
- 14 de junho - 10:35 Poeta Manoel de Barros ganha retrato
- Aquidauana - 10:16 Bezerro é resgatado com vida após cair em poço de dez metros
- Natureza - 09:50 UFMS divulga pesquisa que aponta 75 espécies que podem desaparecer do Pantanal
- Maus tratos - 09:32 Na Capital, polícia prende homem por abandonar cachorro na rua
- Pé-de-Meia - 09:09 Pé-de-Meia será depositado na conta de alunos a partir de terça-feira