Polícia
Fiscalização intensiva identifica 100 fraudes diárias de energia em MS
Ações conjuntas da Energisa e Polícia Civil buscam coibir furtos e proteger a rede elétrica
Terça-feira, 05 Novembro de 2024 - 13:32 | Roberta Martins

A Energisa, em parceria com a Polícia Civil, tem realizado ações diárias para combater furtos de energia e fraudes na medição elétrica em Mato Grosso do Sul. As operações, que abrangem os 74 municípios atendidos pela concessionária, detectam em média 100 fraudes por dia, com o uso de alta tecnologia para monitorar o consumo e identificar irregularidades.
Até o primeiro semestre deste ano, o número de casos de furto já é 60% maior que o total registrado no ano passado. A concessionária e a polícia utilizam investigações preliminares e análises detalhadas para identificar discrepâncias no consumo e agir de forma ostensiva contra fraudes.
Em uma das ações recentes, denominada Operação Quilowatt, realizada em Dourados, cinco pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo quatro autuadas em flagrante pelos crimes de furto de energia e estelionato, conforme previsto no Código Penal. No total, 33 estabelecimentos foram vistoriados em um único dia.

A fiscalização é conduzida conforme orientações da Aneel, que exige que as distribuidoras promovam ações contínuas para combater o uso irregular de energia elétrica. “Intensificamos as fiscalizações porque entendemos que rigor e disciplina são essenciais para reduzir os furtos de energia. Além de prejudicar a rede elétrica e aumentar o custo para os consumidores, o furto coloca vidas em risco”, afirma Jonas Ortiz, coordenador comercial da Energisa MS.
A empresa mantém um centro de monitoramento de fraudes, onde denúncias anônimas sobre consumo suspeito podem ser feitas pelos canais de atendimento da concessionária.
Serviços - Contatos da concessionária da energia:
site: energisa.com.br
whatsApp Gisa: (67) 99980-0698
aplicativo Energisa On
call center: 0800 722 7272
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- MS bom de bola - 12:52 Prefeitura inaugura Arenas Esportivas e Praça em quatro regiões urbanas
- Comunidade - 12:19 Três Lagoas terá nova edição do 'A Rua é Nossa' no próximo domingo
- Prefeitura de Campo Grande - 11:50 Estande da Câmara da Capital funciona das 9h às 21h na 85ª Expogrande
- Polícia - 11:32 Polícia prende dois por tentativa de assassinato durante festa
- Educação - 11:19 Fies: faculdades privadas podem oferecer vagas remanescentes até dia 7
- Nacional - 10:51 Concurso pioneiro lança edital para produção de bengalas inteligentes
- Loteria - 10:30 Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 60 milhões
- Crime Internacional - 10:00 DJ de Dourados é suspeita de comandar rede de prostituição de luxo internacional
- Saúde Pública - 09:50 Em Dourados, PAM abre neste sábado e domingo para vacinação
- Esporte - 09:25 Loteamento da Capital sedia competição de ciclismo com 250 atletas