Polícia
Em MS, Receita Federal apreendeu cerca de 6 toneladas de drogas em 2024
Combate ao tráfico nas cidades de fronteira é de importância, pois, bloqueia a entrada das drogas no país
Quarta-feira, 15 Janeiro de 2025 - 15:54 | Marina Romualdo
A Receita Federal apreendeu 5,7 toneladas de drogas durante todo o ano de 2024 nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Mundo Novo, Dourados e Ponta Porã. Apenas em Mato Grosso do Sul foram 5 toneladas de maconha e derivados como haxixe e skunk – conhecida como supermaconha, 700kg de cocaína e 1kg de droga sintética MDMA.
O combate ao tráfico ilícito de entorpecentes nas cidades de fronteira é de extrema importância, pois, bloqueia a entrada das drogas no país antes que sejam diesseminadas para outros estados. O Paraguai é um dos maiores produtores de maconha do mundo.
Por conta disso, a cidade de Ponta Porã, que faz fronteira seca com Pedro Juan Caballero (PY), costuma ser a porta de entrada da droga, que transita pela cidade de Dourados até chegar a Campo Grande e, outros estados brasileiros.
Da mesma forma, Corumbá faz divisa com um dos principais exportadores de cocaína do mundo, a Bolívia. Por esse motivo, a cidade é utilizada como corredor para o tráfico internacional da droga. A pasta base da cocaína atravessa cidades como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), ao passo que a cocaína pura é direcionada para a Europa, consolidando o Brasil como rota logística global do tráfico internacional.
As ações de vigilância e repressão da Receita Federal reforçam a presença fiscal e trazem equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e o combate aos ilícitos. A atuação da Receita na proteção das fronteiras garante a segurança e protege a saúde da população.
Além disso, é importante ressaltar que a Receita Federal realiza diversas ações em conjunto com as Forças Armadas, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, o MAPA, as polícias Civil e Militar do Mato Grosso do Sul, reforçando o papel institucional de controle aduaneiro e o combate aos crimes transfronteiriços.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:50 Dono de mercado é preso por venda de produtos imprórios para consumo no Itamaracá
- Inovação - 18:33 Correios lança primeiro edital de inovação aberta para soluções operacionais
- Política - 18:09 Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos
- Saúde Pública - 17:50 Vacinação contra a dengue é ampliada para a faixa etária de 4 a 59 anos
- Operação "Snow" - 17:32 Operação contra narcotráfico prendeu envolvidos e apreendeu armas na Capital
- Campo Grande - 17:08 Idosos resgatados de casa em chamas
- Interior - 16:53 Homem é agredido com socos após reagir a assalto em Corumbá
- Campo Grande - 16:30 Jovem de 22 anos é encontrado morto na Vila Nhanhá
- Economia - 16:16 Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
- Mato Grosso do Sul - 15:54 Em MS, Receita Federal apreendeu cerca de 6 toneladas de drogas em 2024