• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Plantão Saúde

Três vidas são salvas com doação de órgãos de um menino de dois anos

Órgãos foram enviados para São Paulo e Brasília

Sexta-feira, 29 Julho de 2022 - 08:53 | Isabela Duarte


Três vidas são salvas com doação de órgãos de um menino de dois anos
(Foto: Divulgação/ Santa Casa de Campo Grande)

Três pacientes terão suas vidas transformadas devido ao transplante de órgãos. Na Santa de Casa de Campo Grande, um menino de dois anos teve morte encefálica após edema cerebral e família autorizou a captação do coração, córneas e enxaguantes.

Segundo a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do hospital, a autorização pela família foi imediata ao saber da possibilidade de doação. O menino sofria de septo acidose diabética e apesar de estar há dias internado no hospital, não foi possível reverter as complicações.

O coração foi destinado para um bebê em Brasília (DF), os enxaguantes foram enviados para transplante em São Paulo (SP) e as córneas permanecem no Banco de Olhos da Santa Casa para paciente futuro compatível.

OPO Santa Casa - De acordo com a Organização de Procurados Órgãos da Santa Casa de morte, em 2022 houve 72 diagnósticos de morte encefálica. Desse total, 41 famílias foram consultadas sobre a doação de órgãos, mas apenas nove autorizaram. Ao todo, foram captados 12 rins, quatro fígados e um coração.

(Com informações de Santa Casa de Campo Grande)

SIGA-NOS NO Google News