• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

“Vencendo o Medo de Dirigir”, visa trabalhar a autoconfiança do motorista, explica Inês Pereira

Casos mais frequentes são referentes a quadros de ansiedade, estresse e traumas

Quinta-feira, 14 Julho de 2022 - 11:20 | Suzy Jarde Vera


“Vencendo o Medo de Dirigir”, visa trabalhar a autoconfiança do motorista, explica Inês Pereira
Convidade de hoje do Noticidade, foi a chefe do setor de Educação do Detran, Inês Pereira. (Foto: Arquivo Pessoal)

Você tem medo de dirigir? Se a resposta for sim, saiba que o Detran-MS esta com um programa voltado para pessoas que não dirigem por medo. Sobre esse assunto o apresentador, Rodrigão 'Põe na Quadrada', conversou nesta quinta-feira (14), no programa Noticidade Primeira Edição, da Rádio Cidade FM 97, com a idealizadora do projeto, a chefe do setor de Educação do Detran,  Inês Pereira.

" Esse programa já ajudou pessoas a vencerem esse bloqueio do pânico que causa o medo de dirigir. Nós oferecemos orientação técnica pedagógica e terapêutica por meio de psicoterapias a superar este medo e voltar a dirigir. Principalmente pessoas que já são habilitadas a um tempo e por essa situação deixaram de dirigir", explicou a professora.

A adesão do programa “Vencendo o Medo de Dirigir” pode ser feita por meio do contato com o Detran pelo 3368-0237 ou 3368-0288,  no qual é feito um cadastro com coleta de alguns dados, e em seguida ocorre a convocação dessa pessoa, a partir deste momento é feito um acolhimento, conforme esclareceu Inês. Esse acolhimento consiste, em ouvir a particularidade e dificuldade do motorista, sendo assim conduzidos e orientados para psicoterapias na Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Na UCDB são realizadas doze sessões de psicoterapias, ao final desta ação, a pessoa participa de um programa de Educação Orientada para que este aprenda a lidar com as mais diversas situações que acontecem no trânsito.

"Outra atividade que consiste o projeto, é o chamado 'Quebra Gelo', onde o motorista terá um contato prévio com o veículo, juntamente com o apoio e supervisão do instrutor,neste momento a pessoa estará sendo analisada, para que se possa ter a certeza de que o medo foi vencido", destacou.

De acordo com a professora, no final do curso, de 95% à 100% os motorista perdem o medo. Entretanto, para ter esse resultado é fundamental que esses alunos sejam perseverantes e participem de todas as atividades que compõe o “Vencendo o Medo de Dirigir”.

Com 19 anos de atuação do programa, os casos mais frequentes são referentes a quadros de ansiedade, estresse e traumas que muitos carregam consigo.

"Houve o caso de uma aluna, em que o companheiro dela a questionou e a desafiou a dirigir "Você dirigindo, você deve pilotar é o fogo", com isso ela teve um bloqueio e não consegui mais. E são várias as circunstancias em que as pessoas passam, impedindo essas de dirigir. E o programa trabalha para que essa autoconfiança volte novamente", finalizou. 

Serviço: As inscrições devem ser realizadas através do telefone (67) 3368-0237 das 8h às 11h/14h às 16h ou pelo email [email protected] com nome completo, telefone e assunto “quero participar do programa vencendo o medo de dirigir”.

Ao longo da semana publicaremos o que o governador comentou sobre os demais temas. Comece sua manhã bem informado! Sintonize na FM 97 e acompanhe o que é notícia em nosso Estado e no Brasil, o Noticidade Primeira Edição, é apresentado pelo jornalista Rodrigo Nascimento - O Rodrigão, que  recebe todo dia um convidado para um bate-papo. 
 

SIGA-NOS NO Google News