Geral
UFMS oferece atendimento gratuito para identificação de escoliose
Atendimentos serão ofertados para as comunidades interna e externa onde poderão ser atendidas até 50 pessoas
Sexta-feira, 09 Junho de 2023 - 19:19 | Redação

Além do mês do meio ambiente, junho também é dedicado à conscientização da escoliose, uma doença que atinge cerca de 3% da população mundial com idade até 18 anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, são mais de 6 milhões de pessoas convivendo com a enfermidade.
Com o objetivo de identificar precocemente a escoliose em crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, será realizada uma ação gratuita de 12 a 16 de junho, na Clínica Escola Integrada. Os atendimentos serão ofertados para as comunidades interna e externa onde poderão ser atendidas até 50 pessoas.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento, Thomaz Burke, explica que a escoliose é uma deformidade progressiva da coluna vertebral e que a idade ideal para a identificação precoce é de 8 a 13 anos, podendo assim garantir o melhor tratamento para barrar a progressão da curva.
“Curvas pequenas, se não detectadas precocemente, podem ser tratadas com exercícios específicos que freiam ou barram a sua evolução. Caso a detecção seja tardia, podem ser necessários tratamentos mais invasivos e limitantes, como o uso de coletes e a cirurgia da coluna vertebral. Quanto mais cedo detectada, melhores as chances de sucesso”, alerta.
Segundo o professor um grande problema para pacientes com escoliose é o acompanhamento da evolução da deformidade que é feito, tradicionalmente, por meio de múltiplas radiografias. Raios-x são perigosos a médio e longo prazo, por usarem um tipo de radiação ionizante, o que pode aumentar as chances de alguns tipos de câncer nessa população. Na ação será possível utilizar um sistema de escaneamento 3D de tronco desenvolvido em parceria com a Universidade de Alberta, no Canadá.
“Desenvolvemos um equipamento livre de radiação. O equipamento é composto por um scanner corporal que digitaliza o tronco do paciente em três dimensões e é capaz de analisar as assimetrias existentes com acurácia milimétrica. O sistema ainda é capaz de detectar a escoliose e dizer a sua gravidade, ” afirma.
O agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h, pelo telefone 67 3345 7967.
Junho verde - O movimento Junho Verde foi criado pela Scoliosis Research Society, entidade fundada em 1966, que se dedica à pesquisa e educação no campo das deformidades da coluna vertebral. O objetivo é destacar a necessidade crescente de educação, detecção precoce e conscientização do público sobre a escoliose e sua prevalência na comunidade.
Últimas Notícias
- Pecuária - 19:00 Expogrande é 'exposição ouro' dos rankings da raça nelore
- Consumidor - 18:50 Procon de MS alerta sobre golpes utilizando nome da instituição
- Literatura - 18:35 Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
- Cultura - 18:30 Sesc MS promove espetáculos e filme sobre violência contra a mulher
- Indústrias - 18:00 Fiems apresenta inovações e oportunidades na Expogrande 2025
- Fronteira - 17:50 Dois suspeitos morrem em operação de cumprimento de mandados em Ponta Porã
- Maracaju - 17:30 Polícia apreende duas carretas carregadas com mais de 600 pneus ilegais
- Prefeitura - 17:07 Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
- TVMS Record - 17:01 Rodrigão faz a festa na Gazin do São Conrado neste sábado
- Campo Grande - 16:45 Cobra pega 'carona' em carro na Capital