• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

TJMS inaugura 1º lar de meninas com deficiência da Capital

A casa contará com 24 horas de amor e cuidado proporcionando autonomia e conforto para as residentes

Quarta-feira, 10 Abril de 2024 - 12:39 | Laura Cação


TJMS inaugura 1º lar de meninas com deficiência da Capital
Fachada da Casa Helena (Foto: Divulgação)
Foi apoiada pela Central de Execução de Penas Alternativas (Cepa), a inauguração da Casa de Helena, no dia 27 de março. A casa é mantida pela Associação Pestalozzi de Campo Grande.
O local servirá como ponto de apoio do Sistema Único de Assistência Social, sendo uma residência inclusiva especialmente para acolher meninas com deficiência que foram retiradas de seu convívio familiar por algum motivo judicial, e contará com 24 horas de amor e cuidado e foi planejada para proporcionar mais autonomia e conforto para as meninas residentes. Com equipamentos modernos, convívio e alegria de viver.
 
A casa é um sonho antigo da Associação Pestalozzi de Campo Grande que começou a se concretizar em 2022 com a doação de R$ 1.850.000,00 de penas pecuniárias da Central de Execução de Penas Alternativas (Cepa/TJMS), vinculada à 2ª Vara de Execução Penal (VEP) de Campo Grande, para a construção do local que irá operar com a capacidade máxima permitida por lei, de 10 moradoras.
 
O nome é uma homenagem a Helena Antipoff, psicóloga russa que em 1929 mudou-se para o Brasil, a convite do Governo de Minas Gerais, e lá implantou a Fazendo do Rosário, utilizando-se da filosofia de Johann Heinrich Pestalozzi, patrono maior da Associação Pestalozzi, para o trabalho com crianças, ditas à época, excepcionais, dando início assim ao Movimento Pestalozziano no país, hoje uma grande rede formada por entidades que se dedicam à causa de pessoas com deficiência.
 
Todos os anos, a Central de Execução de Penas Alternativas (Cepa), vinculada à 2ª Vara de Execução Penal (VEP) de Campo Grande, destina a quantidade arrecadado com as penas pecuniárias a projetos de instituições assistenciais de Campo Grande, sendo que em 2022, foram 14 projetos contemplados, num total de R$ 4,2 milhões de recursos investidos. O projeto mais vultoso de 2022 foi a Casa de Helena da Associação Pestalozzi de Campo Grande.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  tjms  casa  pestalozzi