• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Tentando entrar na fila do transplante, Manga pede ajuda para custear tratamento

Cinegrafista que está com os dois rins comprometidos pede por esperança para voltar a viver bem

Sábado, 01 Fevereiro de 2025 - 13:15 | Emanuely Lobo


Tentando entrar na fila do transplante, Manga pede ajuda para custear tratamento
Sidney faz três sessões de hemodiálise que duram quatro horas (foto: Redes sociais)

Sidney Manga, personagem do Jornalismo Sul-mato-grossense, dedicou mais de 20 anos trabalhando como editor de vídeos e cinegrafista em emissoras do estado. Acostumado com a correria do dia a dia que a profissão proporciona, hoje vive parado aguardando uma resposta que é crucial para sua saúde.

Manga nos conta que teve alguns sintomas como tontura, inchaço nas pernas e náuseas que o alertaram de que algo não estava indo bem, mas não imaginava ser algo grave. Em novembro de 2023, ele chegou em casa, deitou-se no sofá e ficou desacordado por quase quatro horas, desde então, começou uma peregrinação em médicos, onde chegou a ficar internado algumas vezes e vai todos os dias fazer três sessões de hemodiálise que duram quatro horas.

O cinegrafista, para entrar na fila de doação de órgãos, precisa passar por exames por meio da agência de regulação da Prefeitura. Manga relata que até o momento ainda não conseguiu agendar essa consulta e que, caso não consiga nas próximas semanas, irá entrar com um pedido na defensoria pública. “Tudo que eu quero é um prazo, que seja três quatro meses, eu já estou esperando há mais de um ano, quero apenas uma esperança”, diz o cinegrafista.

O cinegrafista hoje precisa tomar cerca de dez remédios diários, destes apenas cinco são fornecidos pelo SUS. Sua alimentação também mudou, hoje ingere poucos líquidos e antes de comer precisa aferir a pressão para ver se ela não está alta. Sem esses cuidados, manga pode até ser hospitalizado novamente.

A renda da família que vinha dele hoje vem de um auxílio-saúde enquanto sua aposentadoria ainda está em processo pelo INSS e de vaquinhas que os amigos fazem para ajudá-lo.

Ajude o Manga.

O cinegrafista deixa disponível a chave PIX para qualquer doação que vai diretamente para seu tratamento de saúde

Chave pix:  67 9911-5526

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  saude  capital  solidariedade