• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Taxa de desocupação cresce em MS

Quinta-feira, 16 Maio de 2019 - 12:15 | Redação


Em Mato Grosso do Sul, a taxa de desocupação no 1º trimestre de 2019 foi de 9,5%, o que representa 135 mil pessoas desocupadas, o nível de ocupação em MS foi de 60,1%, queda de 1,9% em relação ao trimestre anterior

Considerando-se as variações estatiscamente significativas, foi a segunda maior variação do país, em relação ao trimestre anterior, junto com Goiás, com 2,5 pontos percentuais.

Mesmo com o crescimento, MS tem a 6ª menor taxa de desocupação do país. Já em relação ao mesmo trimestre de 2018, a taxa se manteve estável, com aumento de um ponto percentual. No Brasil, em 14 das 27 unidades da federação, a taxa cresceu em relação ao trimestre anterior. Nas demais UFs, houve estabilidade.  A maior variação foi no Acre (4,9 pontos percentuais).

Em Mato Grosso do Sul o  1º trimestre de 2019, a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação a força de trabalho ampliada) foi de 18,5%, o que representa 279 mil pessoas. Piauí (41,6%), Maranhão (41,1%) e Bahia (40,4%) apresentaram as maiores taxas, e as menores foram em Santa Catarina (12,1%), Rio Grande do Sul (15,5%) e Mato Grosso (16,5%). O contingente de desalentados no 1º trimestre de 2019 foi de 38 mil pessoas de 14 anos ou mais. Já o percentual de pessoas desalentadas na população na força de trabalho ampliada foi de 2,5% e se manteve estável com o trimestre anterior e com o mesmo trimestre de 2018. No setor privado do estado, são 608 mil trabalhadores, sendo que deste total, 464 mil (76,3%) dos empregados tinham carteira de trabalho assinada e 144 mil não tinham carteira assinada (23,7%). Estes percentuais se mantiveram estáveis em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2018.

SIGA-NOS NO Google News