• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Sindrome respiratória causada pelo Covid-19 tem números altos em MS

Regiões Centro-Oeste e Sudeste seguem como os principais destaques no aumento de casos

Sexta-feira, 23 Fevereiro de 2024 - 18:12 | Redação


Sindrome respiratória causada pelo Covid-19 tem números altos em MS
A Fiocruz também emitiu uma nota sobre as orientações sobre como evitar a transmissão desses vírus, entre eles o retorno do uso de mascaras (Imagem: Arquivo)

A região do Centro Oeste e Sudeste seguem como os principais destaques no aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRG), associada ao Covid-19.

De acordo com o boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz, boa parte dos estados dessas duas regiões, seguem com um crescimento semanal no número de internações causadas pela doença. Na atualização divulgada hoje, é possível ver a volta do aumento do registro de casos do vírus influenza A, o vírus da gripe. O que simboliza a Cocirculação, ou seja, um aumento simultâneo dos dois vírus agindo em algumas partes do pais, especialmente no Centro-Sul.

No âmbito nacional, há sinais de crescimento tanto de longo prazo (ultimas seis semanas), quanto na de curto prazo (ultimas três semanas). Sete estados apresentam crescimento no número de casos da SRG, são eles: Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Referente ao ano de 2024 e o quadro epidemiológico, ja foram notificados mais de 8.693 casos de SRAG, sendo 607 óbitos. A maior incidência de SRAG por Covid-19 tem sido em idosos e crianças de até dois anos e na população idosa de até 65 anos de idade.

A Fiocruz também emitiu uma nota sobre as orientações sobre como evitar a transmissão desses vírus, entre eles o retorno do uso de mascaras. Em caso de suspeita da doença, tais como sintomas de infecção respiratória ou parecidos com gripe, a recomendação fundamental é o repouso, o isolamento e buscar atendimento médico, além do uso da máscara. Além desses cuidados, ressalta, manter em dia a vacina tanto da Covid quanto da gripe é fundamental.

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  saude  covid  gripe  influenza