Geral
Senado analisa projeto que endurece penas para homicídio de idosos
Senado analisa projeto que endurece penas para homicídio de idosos
Terça-feira, 25 Fevereiro de 2025 - 11:50 | Agência Senado

Chegou ao Senado este ano o projeto que aumenta a pena para o gerontocídio, que é o homicídio cometido contra pessoas idosas em decorrência dessa condição. O PL 8/2025 (PL 7769/2017 na Câmara), de autoria do deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), também torna o gerontocídio um crime hediondo, o que impacta no cumprimento da pena. O projeto ainda será enviado às comissões do Senado para análise.
O texto altera o Código Penal, de 1940, para incluir o crime de gerontocídio, definido como homicídio “contra a pessoa idosa por razões de sua condição de idoso”. Essas razões também são definidas no texto e ocorrem em casos de violência doméstica e familiar e de menosprezo ou discriminação à condição de idoso.
De acordo com o projeto, trata-se de homicídio qualificado, cuja pena varia de 12 a 30 anos. Com esse enquadramento, matar uma pessoa idosa em razão dessa condição deixa de ser homicídio simples, cuja pena é menor, variando de 6 a 20 anos de reclusão. Já são considerados homicídios qualificados o feminicídio, o homicídio de menores de 14 anos e o homicídio de policial.
Além disso, a pena ainda pode ser agravada de um terço até metade se o crime for cometido por descendente (filho, neto, bisneto), ascendente (pai, avô), irmão, cônjuge ou companheiro, por pessoa com quem o idoso conviva ou tenha convivido, além dos casos em que o responsável pelo crime tenha usado das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade. Nesses casos, a pena pode chegar a 45 anos.
Crime hediondo
O projeto também altera a Lei de Crimes Hediondos (lei 8.072, de 1990) para incluir o gerontocídio no rol, que já tem outras espécies de homicídio qualificado, como estupro e extorsão mediante sequestro. Os crimes hediondos são insuscetíveis de anistia, graça e indulto, além de não haver a possibilidade do pagamento de fiança. A pena, de acordo com a lei, precisa ser cumprida incialmente em regime fechado.
Para o autor do projeto, a aprovação dessas mudanças na lei pode contribuir para a redução dos índices de assassinatos de idosos, que são uma parcela significativa da população.
Últimas Notícias
- Nacional - 16:00 Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 130 milhões
- Audiência Pública - 15:56 Câmara promove Audiência Pública para prefeitura prestar contas no dia 26
- Transporte público - 15:39 Ponto de ônibus cai em cima de idosa
- STF - 15:09 Advogado de Bolsonaro diz que vai pedir anulação da delação de Cid
- Oportunidades - 14:57 Inscrições para Curso de Libras no CAS encerram nesta quarta-feira
- Polícia - 14:32 Assaltante que amarrou vítimas é preso
- Saúde Pública - 14:05 SUS terá vacina 100% nacional contra a dengue em 2026
- Saúde Pública - 13:35 Capital tenta evitar 'explosão' da dengue tipo 3
- Folia - 13:00 Pátio Central festeja o carnaval
- Economia - 12:19 Governo passa a publicar valor real pesquisado do frango