Geral
Saúde orienta sobre uso de medicamento que trata HIV multirresistente
Fostensavir foi incorporado ao SUS em abril do ano passado
Sábado, 11 Janeiro de 2025 - 13:55 | Agência Brasil
O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde publicou nota técnica que define critérios clínicos para o uso do medicamento fostensavir 600 miligramas (mg) para o tratamento de adultos que vivem com HIV multirresistente a antirretrovirais.
Em comunicado, a pasta destacou que o remédio foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em abril de 2024 e é o primeiro da classe de inibidores de ligação aprovado no mundo. A medicação atua impedindo a entrada do vírus HIV nas células.
De acordo com o ministério, a avaliação e a liberação para o uso do fostensavir 600 mg será feita de forma centralizada pela Coordenação de Vigilância de HIV e Aids, com o apoio técnico de um grupo de especialistas no manejo da multirresistência viral. As solicitações do medicamento serão analisadas individualmente e todos as pessoas que vivem com HIV ou aids que façam uso do remédio serão monitoradas.
“A priorização de populações com multirresistência e maior mortalidade demonstra o compromisso do Ministério da Saúde com a qualidade de vida e com o fortalecimento da resposta nacional à aids”, destacou o ministério no comunicado.
Entenda - Segundo a nota técnica, o fostensavir 600 mg demonstrou, em estudos clínicos, eficácia na supressão viral e aumento na contagem de linfócitos T-CD4+ de pessoas que vivem com HIV ou aids com infecção multirresistente.
“Além disso, seu perfil de segurança foi favorável, e os eventos adversos observados foram leves, tais como diarreia e cefaleia.” “O medicamento representa uma importante aplicação terapêutica em uma população com alto risco de progressão de doença e de elevada mortalidade.”
Últimas Notícias
- Arte - 16:31 Regulamento do Prêmio MPT na Escola 2025 é divulgado
- Economia - 16:09 Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês
- Saúde - 15:55 InfoGripe indica sinal de queda de casos de SRAG no País
- Record TV - 15:39 Trilha sonora da série Neemais está disponível nas plataformas de áudio
- Saúde - 15:15 Governo pagará R$ 60 mil a famílias de crianças afetadas pelo Zika
- Brasil - 14:57 Denúncias de violações aos direitos humanos aumentam 22% em um ano
- Economia - 14:33 Compra de materiais escolares deve movimentar R$ 25 milhões no comércio
- Oportunidades - 14:00 Inscrições abertas para estágio em Direito em Ponta Porã
- Saúde - 13:55 Saúde orienta sobre uso de medicamento que trata HIV multirresistente
- Câmara Federal - 13:39 Projeto prevê auxílio-alimentação para empregado em tratamento de doença