• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Saiba como ajudar pessoas em situação de rua neste frio na Capital

Equipes de abordagem estão de prontidão e podem ser acionada pelo telefone; abrigos estão preparados

Quinta-feira, 13 Julho de 2023 - 17:00 | Redação


Saiba como ajudar pessoas em situação de rua neste frio na Capital
(Foto: Luciano Muta)

Mais uma onde de frio chegou a Campo Grande (MS). As temperaturas seguem em tendência de queda pelo menos até esta sexta-feira, dia 14, segundo Inmet, quando a mínima pode chegar aos 7ºC. Com isso, pessoas em situação de rua precisam de acolhimento e abrigo. A população pode ajudar acionando as equipes de abordagem.

A Secretaria de Assistência Social (SAS) informa que as equipes de referência do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS  - intensificam as abordagens no período de frio na região central, viadutos, praças e espaços públicos, locais onde as pessoas em situação de rua costumam se abrigar. As equipes podem ser contactadas pelos celulares  (67) 99660-6539 ou 99660-1469 .

Conforme a SAS, desde a primeira onda de frio, os estoques de cobertores foram reforçados e as equipes de abordagem foram abastecidas com cobertores nos veículos que realizam a busca ativa e as denúncias recebidas da população, por meio dos dois telefones do SEAS. As pessoas que aceitam a oferta de serviços são encaminhadas para os locais de acolhimento e para aqueles que não aceitam os serviços estão sendo oferecidos cobertores para aquecimento e proteção do frio.

Para atender às demandas da população e realizar as buscas ativas, 11 equipes se revezam em turnos nos sete dias da semana, 24 horas, incluindo feriados e finais de semana. As ações de abordagem e oferta do serviço de acolhimento ocorrem 24 horas e são realizadas por educadores sociais e psicólogos.

Os profissionais oferecem os serviços da Rede de Assistência Social do município disponíveis nas duas Unidades de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA’s), além da Casa de Passagem Resgate, que acolhe os estrangeiros e migrantes, e a Casa de Apoio São Francisco.

A Rede Municipal de Assistência Social também dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP), localizado na Rua Joel Dibo, 255, Centro. A unidade oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O local também promove acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação civil, proporcionando endereço institucional para utilização, como referência, do usuário.

Endereços das unidades de acolhimento:

1)Acolhimento Institucional I – UAIFA 1 – Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias. Endereço: Rua Jornalista Marcos Fernandes, S/Nº - Bairro Jardim Veraneio / Parque dos Poderes; Capacidade para acolhimento de 100 Adultos e/ou Famílias; 
2) Acolhimento Institucional II – UAIFA 2 – Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias / CECAPRO (Centro de Capacitação Profissional). Endereço: Rua Evelina Figueiredo Selingardi, Nº 1.440 - Bairro Parque do Sol; Capacidade para acolhimento de 50 Adultos e/ou Famílias; 
3) Acolhimento Institucional III – Casa de Passagem Resgate. Endereço: Rua Pepe Simioli nº 96 – Centro. Capacidade para acolhimento de 80 Adultos e/ou Famílias;
4) Casa de Apoio aos Moradores de Rua São Francisco de Assis. Endereço: Rua Monte das Oliveiras, nº 113 – Bairro Center Park. Capacidade para acolhimento de 50 Adultos do sexo masculino.

Desde o início da queda de temperatura da primeira onda de frio, no início de junho, até o presente momento foram realizadas 932 abordagens, 488 acolhimentos e 635 cobertores entregues.

Para acionar as equipes do SEAS, a população pode ligar para os celulares (67) 99660-6539 ou 99660-1469 .

SIGA-NOS NO Google News