Geral
Retrospectiva 2023: Comunicação se despediu de talentos veteranos e jovens
Área da comunicação teve perdas significativas com profissionais partindo precocemente
Sábado, 30 Dezembro de 2023 - 07:30 | Gabriel Telê Santana
Em 2023, a área de Comunicação Social em Mato Grosso do Sul perdeu grandes talentos, alguns veteranos e outros jovens que partiram precocemente. Deixaram saudades, mas também seu legado de dedicação ao trabalho.
Partiram jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e radialistas, que faleceram por causas diferentes em Campo Grande e no interior do Estado. Foram vários dias de luto nas empresas em que atuavam.
Abaixo, o Diário Digital traz uma síntese sobre alguns deste profissionais como forma de relembrar a contribuição deles à Comunicação.
Ciro de Oliveria - Ciro de Oliveira, 73 anos, morreu na madrugada de quinta-feira, dia 12 de Outubro, em Campo Grande após sofrer parada cardíaca. Ele trabalhava como editor na TV MS Record há 14 anos e frequentemente aparecia na televisão em quadros sobre música e cultura regional.
Sendo reconhecido como um grande contador de história, Ciro também era considerado pioneiro em sua atuação no rádio e televisão. Ele era muito intenso e criativo em suas produções. Outra marca registrada eram os looks refinados e descontraídos.
A dedicação à música e ao jornalismo aproximou-o dos festivais, proporcionando-lhe estreita convivência com o movimento cultural do MS. Além da TVMS, ele tinha passagens pela TV Morena (onde atuou por 25 anos), Rádio Educação Rural e Difusora, entre outros.
Antonio João Rodrigues - O empresário e jornalista Antonio João Hugo Rodrigues aos 75 anos, vítima de complicações cardíacas no dia 18 de Setembro. Antonio João ficou conhecido não apenas também por escrever e ter sido diretor do Correio do Estado, empresa aonde começou trabalhar ainda garoto, mas também por ter sido diretor da TV Campo Grande, Mega 94, Rádio Cultura (atualmente Rádio Hora) e até mesmo por comandar na década de 1990 o Diário da Serra, TV Guanandi. O jornalista também teve atuação na política, tendo sido senador por MS.
Carlos Voges - Jornalista e advogado, Carlos Eduardo Salgado Voges, ou apenas Carlos Voges, faleceu aos 56 anos, no dia 5 de Março, em Campo Grande. Ele estava internado na Santa Casa após sofrer um infarto. Voges teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Ele atuou como repórter, editor e apresentador da TV Morena, afiliada da Rede Globo em Campo Grande. Foi gerente da TV Educativa e também atuou como locutor de rádio CBN e Rádio Hora.
Luciana Crepaldi - A jornalista Luciana Crepaldi morreu em 28 de Fevereiro, em Campo Grande, após complicações cardíacas. A jornalista chegou em Mato Grosso do Sul para trabalhar na TV Morena em 2021 e era e editora-chefe do telejornal MS2. A profissional tinha 58 anos e era natural de Presidente Prudente, em São Paulo.
Lahiz Mattos Vilalba - Lahiz, de 30 anos, faleceu no dia 02 de Setembro, em Corumbá, vitíma de um acidente em que o condutor de uma caminhonete estava embriagado. Ela trabalhava na Rádio Fronteira, na cidade a 426 quilômetro da capital.
Adão Boni - Natural de Valparaíso (SP), começou a trabalhar no rádio em 1969, mas iniciou a carreira de locutor em 1976. Ele passou mal na data do 03 de Agosto, após ser internado no Hospital Auxiliadora, sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito. Adão deixa esposa e dois filhos.
Willian Leite - Willian se formou em jornalismo na Uniderp em 2015.Ele trabalhou em veículos como TVE, Jornal O Estado e site Campo Grande News, TopMidia News, entre outras empresas. O profissional de 33 anos, foi encontrado morto em sua residência na tarde desta sexta-feira, 29 de Setembro, no Jardim Colúmbia, em Campo Grande (MS).
Gilson de Carvalho de Oliveira - Gilson, mais conhecido como Star Gilson, faleceu aos 47 anos de idade na data de 24 de setembro, após sofrer um infarto. Star Gilson era fotógrafo oficial da Câmara de Corumbá desde o início de 2019 e também atuou na Prefeitura.
Marcos Boaventura - O fotógrafo atua na área desde 1980,que trabalhava na prefeitura. Marcos faleceu na data de 15 de Agosto, aos 63 anos. Marcos era diabético, hipertenso e vinha tendo constantes problemas de saúde.
Últimas Notícias
- Incêndio florestal - 07:00 MP investiga queima irregular de 98 hectares em Porto Murtinho
- Educação - 18:10 Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira
- MS - 17:53 MS lidera projeções como o estado brasileiro com maior previsão de crescimento do PIB em 2025
- Nova Andradina - 17:35 Veículo carregado com produtos ilegais é apreendido pelo DOF
- Acidente Fatal - 17:10 Criança de 8 anos morre atropelada ao tentar atravessar BR-163
- Anastácio - 16:50 Mulher é suspeita de jogar água quente em ex-companheiro no interior de MS
- Investigação - 16:35 Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no São Conrado
- Acidente de Trânsito - 16:11 Motociclista fica gravemente ferido após colidir em carro em Dourados
- Investigação - 15:50 Polícia prende suspeito de matar homem no bairro Santo Eugênio
- Luto - 15:32 CMO presta homenagem a soldado morto