• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Registro final de morte de bovinos em MS pode atingir 2 mil

Mudança brusca de temperatura matou diversas cabeças de gado na última semana

Segunda-feira, 19 Junho de 2023 - 10:28 | Victória Bissaco


Registro final de morte de bovinos em MS pode atingir 2 mil
(Foto: Divulgação/Iagro)

A estimativa da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) é de que o frio intenso tenha matado cerca de duas mil cabeças de gado em propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. A mudança brusca de temperatura - de 30ºC para 4ºC, com sensação térmica de 0ºC - influenciou na morte dos animais. 

Os levantamentos preliminares indicaram a morte de 1.071 animais por questões climáticas. Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o número ainda não está atualizado “Agora esse número começa a aumentar, inclusive porque está sendo feito um levantamento. Acreditamos que deve chegar próximo das duas mil cabeças”, explicou.

A morte de bovinos por conta das baixas temperaturas não é recorrente no Estado. Conforme Daniel Ingold, o último registro da situação havia sido em 2010. A orientação para evitar as mortes é deixar o gado em um lugar mais quente, com serragem. "Eles são animais que estão acostumados com o calor. No Pantanal, devido aos ventos, a sensação acaba sendo ainda pior”, completou.

O prejuízo estimado aos produtores rurais pode chegar a R$ 3 milhões. Maioria das mortes ocorreram na região da Nhecolândia, no Pantanal e Rio Verde de Mato Grosso. O diretor-presidente da Iagro garante que a Agência se dedica à checagem de informações e orientações técnicas para descarte das carcaças.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  bovinos  frio  gado