Geral
Reajuste de servidor será pago em abril se LOA for aprovada até março
Afirmação é da ministra Esther Dweck
Quinta-feira, 06 Fevereiro de 2025 - 07:00 | Agência Brasil
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta quarta-feira (5), em Brasília, que, caso a Lei Orçamentária Anual (LOA) seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até 15 de março, o reajuste dos servidores públicos federais - negociado no ano passado - será pago a partir de 1º de abril.
“A gente já comunicou os servidores e eles vão receber retroativamente assim que a lei for aprovada e sancionada pelo presidente. Se [a votação] for em 10 de março, nossa expectativa é que, se a gente conseguir sancionar até 15 de março, ainda entra na folha de março e, portanto, a gente paga a partir de 1º de abril. Se não for sancionada até meados de março, mas posteriormente, a gente consegue pagar na folha de abril, que é paga efetivamente em maio.”
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Esther lembrou que, no final do ano passado, a aprovação de diversas medidas enviadas pelo Executivo ao Congresso Nacional acabou por inviabilizar a aprovação da LOA no tempo inicialmente previsto – até dezembro. “O Congresso fez um esforço muito grande para aprovar, inclusive, uma emenda constitucional enviada pelo Executivo”, afirmou.
“O Congresso está muito atento a isso. O relator [da LOA], senador Ângelo Coronel (PSD-BA, falou sobre a dificuldade de ser mais rápido do que o prazo que ele propôs e a gente está bastante confiante de que 10 de março seja uma data bem provável mesmo - para aprovação. Portanto, a gente tem chance ainda de pagar a partir de 1º de abril. E os servidores vão receber retroativamente o reajuste de janeiro, fevereiro e março nesse contracheque de março,” explicou a ministra.
Segundo ela, a medida provisória que autorizou o reajuste dos servidores públicos federais está valendo desde 1º de janeiro.
Concurso unificado
Durante o programa da EBC, Esther lembrou que, para que o ministério possa começar a convocar os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para tomar posse, também é necessário que a LOA seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Lula. “Se a aprovação for em 10 de março, não interfere no nosso calendário”, garantiu.
Acrescentou que “vamos agora homologar o bloco 8, do nível médio, onde não há nenhum curso de formação. Portanto, a gente está apto a homologar muito em breve. Uma vez homologado, a gente começa a chamar [os aprovados] para tomar posse. Lembrando que o bloco 8 foi muito concorrido – o que mais tinha candidatos concorrendo, uma seleção bem forte. A gente está aguardando esses servidores, que vão começar a ser chamados provavelmente no final de março ou início de abril. É a nossa expectativa.”
“Para os demais blocos, nas áreas onde não há curso de formação, precisamos também da autorização da LOA, mas só teremos o resultado final em 28 de fevereiro, quando a gente termina as três rodadas para o curso de formação”, finalizou a ministra.
Últimas Notícias
- Atenção - 09:45 Sejuv realiza mutirão gratuito para emissão de RG na próxima semana
- Saúde - 09:13 Campo Grande já registrou 448 casos notificados de dengue em 2025
- Investigação - 08:47 Polícia encontra 30 mil pares de tênis falsificados no centro de Campo Grande
- furto seguido de sequestro - 08:20 Ladrão faz mulher e duas crianças de refém em tentativa de assalto no Jardim Vida Nova
- Charge - 07:51 Mãe e companheira são presas por torturar criança de 7 anos e adolescente
- Chapadão do Sul - 07:51 PC prende acusados de executar trabalhador em Chapadão do Sul
- Trânsito violento - 07:27 Homem morre atropelado na BR-262, região do Indubrasil
- Reajuste - 07:00 Reajuste de servidor será pago em abril se LOA for aprovada até março
- Economia - 18:15 Produção industrial brasileira fecha 2024 com crescimento de 3,1%
- Interior - 17:51 Rapaz é preso em flagrante após esfaquear jovem no rosto em Dourados