Geral
Provimento determina novas regras para Julgamento Virtual no TJMS
Uma das mudanças é que os processos não serão mais incluídos automaticamente em pauta virtual
Sábado, 29 Março de 2025 - 10:35 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul publicou no Diário da Justiça de segunda-feira, dia 24 de Março, o Provimento 690/2025, que traz importantes alterações nas normas de julgamento virtual. A nova regulamentação altera o Provimento 411/2018, que já disciplinava essa modalidade de julgamento no tribunal.
Uma das principais mudanças é que os processos não serão mais incluídos automaticamente em pauta virtual, e não haverá intimação para a oposição ao Julgamento Virtual (JV). Agora, as partes terão um prazo específico para se manifestar: 5 dias úteis para processos cíveis e 2 dias úteis para processos criminais no caso de apresentação de memoriais, ou 48 horas antes do início do JV caso desejem se opor a esse tipo de julgamento. Em ambas as situações, os prazos iniciam com a publicação da pauta.
Após a distribuição, o processo continuará a ser encaminhado automaticamente ao relator, como já ocorre atualmente. No entanto, com a nova norma, o gabinete enviará os casos à Secretaria Judiciária, que será responsável por fechar a pauta do julgamento virtual todas as sextas-feiras.
Com a publicação da pauta, as partes terão a oportunidade de apresentar memoriais ou, caso queiram se opor ao julgamento virtual, solicitar o destaque do processo até 48 horas antes do início da sessão de julgamento. Se o pedido de destaque for apresentado por petição nos autos, o processo será retirado da pauta virtual e encaminhado para julgamento presencial, com a publicação de uma nova pauta.
O Relator poderá iniciar o julgamento virtual após o vencimento dos prazos estipulados, e este se encerrará em até 6 dias úteis para os desembargadores votarem.
Essas alterações visam aumentar a transparência e a participação das partes no processo judicial, proporcionando um ambiente mais justo e acessível para todos os envolvidos. O TJMS permanece comprometido com a modernização e a eficiência de seu sistema judiciário, buscando sempre aprimorar os serviços prestados à sociedade
Últimas Notícias
- Minha Casa, Minha Vida Rural - 18:35 Novas moradias vão beneficiar comunidades indígenas e assentamentos
- Nacional - 18:10 Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
- Acidente de Trânsito - 17:30 Vídeo: Veículo desrespeita sinalização e atinge caminhão na Avenida Salgado Filho
- Transporte - 17:00 CPI recebe 78 denúncias na 1ª semana
- Aquidauana - 16:50 Homem é salvo por bombeiros após se engasgar com pedaço de carne
- Aquidauana - 16:33 PMA flagra desmatamento ilegal em área de reserva no Assentamento Indaiá IV
- Apostadores - 16:12 Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões
- Mão de obra - 15:55 Funsat abre inscrições para o PRIMT a partir deste 1° de Abril
- Moradia - 15:35 Capital divulga lista de convocação do Programa de Locação Social
- Investigação - 15:12 Homem é preso em MG pelo crime de perseguição contra advogada de MS