Geral
Propostas restringem cursos da área de saúde à distância
Segunda-feira, 04 Março de 2019 - 17:59 | Redação
A proibição de que cursos da área de saúde sejam ministrados a distância tem sido tema de debate na Câmara dos Deputados. A desconfiança acerca desse tipo de formação foi reforçada nesta semana pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, que não vai permitir o registro de profissionais de formados neste tipo de curso.
No ano passado, as propostas que tratam do tema foram reunidas pela Comissão de Educação em um único texto, que substituiu as propostas originais. A nova proposta, no entanto, autoriza que os cursos continuem funcionando, apenas prevendo a revisão das diretrizes curriculares nacionais da área de saúde no prazo de dois anos, a partir da promulgação da lei.
O relator das propostas na Comissão de Educação, deputado Átila Lira (PSB-PI), explica o seu posicionamento a respeito dos cursos de saúde a distância.
“Sugerimos que, se fosse adotado o ensino a distância, as disciplinas deveriam ter os seus conteúdos práticos presenciais. O Conselho Nacional de Educação deveria fazer isso com os conselhos profissionais de Saúde”. Lira reconhece, no entanto, que não há disposição dos conselhos em caminhar nesse sentido.
Autora de uma das propostas que trata do tema (PL 7121/17), a deputada Alice Portugal (PCdoBA) destaca a importância do ensino a distância para um país continental como o Brasil, mas entende que, na área de saúde, é imprescindível o contato entre alunos, professores e pacientes.
“Na área de saúde, estamos tratando de vidas de pessoas ou de animais e não é possível, portanto, formar um médico veterinário, um farmacêutico, um fisioterapeuta, um nutricionista, sem ele ter contato com um paciente”, pondera.
Atualmente, existem 231 cursos de saúde a distância credenciados no Ministério da Educação nas áreas de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, gestão hospitalar e cuidado animal, entre outros.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 13:00 Concurso oferece salários de até R$ 10,3 mil
- Polícia - 12:19 Ladrão que furtava equipamentos elétricos de caminhões é preso na Capital
- Trabalho rural - 11:58 Nova lei amplia condição de segurado especial para cooperados rurais
- 53 anos de história - 11:32 Capital abrirá temporada 2025 de exposição nacional de videogames
- Violência contra mulher - 11:00 Além de serem mortas por seus companheiros, aumentou o número de mulheres mortas por filho e irmão, segundo delegada
- Oportunidades - 10:50 Ministério da Gestão autoriza nomeação de 160 aprovados em concurso
- Investigação - 10:30 DHPP prende jovens acusados de atirar contra criança de 1 ano no Jardim das Hortênsias
- Solidariedade - 10:10 Durante passeio de bicicleta, advogada cai e sofre TCE e amigos realizam rifa solidária
- Economia - 09:50 Receita paga hoje lote da malha fina do Imposto de Renda
- Sorte - 09:35 Comprar time e viajar: quais os planos dos apostadores da Mega da Virada