Geral
Projeto garante direito à liberdade cibernética aos usuários de internet
Segundo autor, proposição pretende salvaguardar os direitos adquiridos dos consumidores de internet
Segunda-feira, 24 Março de 2025 - 13:30 | Redação

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS),o Projeto de Lei 55/2025, de autoria do deputado estadual João Henrique (PL), que garante aos consumidores de internet o direito à liberdade cibernética, por meio de Virtual Private Network (VPN) ou de tecnologias afins, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências.
De acordo com a proposta, fica garantida a plena liberdade cibernética de reunião, de associação e de livre manifestação de ideias aos internautas em redes sociais, para nelas poderem expressar livremente suas opiniões, de modo lícito e regular, a partir de conexões cujos endereços de protocolos decorram de contratos firmados com provedores de acesso à internet, que prestam serviços no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
Para o parlamentar, a presente proposição pretende salvaguardar os direitos adquiridos dos consumidores de internet. “Considerando que a liberdade cibernética está umbilicalmente ligada ao meio ambiente digital e ao princípio clássico da liberdade humana, conclui-se que esta liberdade pode ser compreendida como uma nova vertente da liberdade clássica diante das influências modernas decorrentes do advento do meio ambiente digital”, pontuou.
Segundo a justificativa da proposta, a plena liberdade cibernética garante ao consumidor de internet a receber e a transmitir informações, opiniões e ideias por quaisquer meios e tecnologias, inclusive, por meio de VPN, seja em plataformas nacionais ou estrangeiras. A matéria menciona que os consumidores de internet somente serão responsabilizados pelo descumprimento de ordem judicial quando forem previamente citados ou intimados da decisão que passe a afetar o exercício de seus direitos e deveres nas redes sociais que estejam sendo objeto de bloqueio judicial.
“Busca-se com a presente proposição proteger os direitos dos usuários enquanto consumidores de internet, para que não venham a ser afetados juridicamente por ordem judicial sem citação prévia”, disse João Henrique.
Últimas Notícias
- Saúde Público - 09:00 Em Três Lagoas, armadilhas para o Aedes aegypti são usadas como lixeiras
- Saúde em risco - 08:35 Dívida anual ultrapassa R$ 100 milhões
- Horto - 08:20 Horto fecha temporariamente para estudo
- Campo Grande - 08:00 Mais de 5 mil campo-grandenses votaram no Orçamento Participativo
- Tentativa de golpe - 07:40 STF decide hoje se Bolsonaro e aliados viram réus pela trama golpista
- Ataque de abelhas - 07:20 Homem morre após ataque de abelhas em Coxim
- Campo Grande - 07:00 Santa Casa aciona Justiça para receber R$ 46 milhões da prefeitura
- Charge - 06:55 Polícia prende cinco pessoas por furto de energia em Campo Grande
- Campo Grande - 18:30 Filhote de cascavel é resgatado em loja de utilidades na Capital
- Economia - 18:15 Crédito do Trabalhador recebe 29,3 milhões de simulações de empréstimo em dois dias