Geral
Projeto Águas Que Falam expande ações para ajudar comunidades no Pantanal
Iniciativa promove saneamento, educação ambiental e monitoramento de água para quase mil pessoas em áreas afetadas pela seca
Domingo, 03 Novembro de 2024 - 07:30 | Redação

Criado pelo SOS Pantanal em 2023, o projeto Águas Que Falam amplia seu impacto na Bacia do Alto Paraguai com o apoio da Everest, referência em purificadores de água e líder em máquinas de gelo no Brasil. A colaboração visa melhorar a qualidade dos recursos hídricos e atender 12 comunidades vulneráveis afetadas pela seca e queimadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O projeto inclui monitoramento da qualidade da água e estratégias de potabilização e saneamento para quase mil pessoas até 2026. A expansão do Águas Que Falam abrange ainda ações educativas, com workshops para profissionais de saúde e educação e iniciativas voltadas à conservação ambiental nas escolas públicas, estimando envolver até 1,2 mil pessoas em atividades de conscientização.
A atuação do projeto em pontos de monitoramento distribuídos entre os dois estados atenderá localidades em cidades como Aquidauana, Corumbá, Bonito, Miranda, Poconé e Chapada dos Guimarães. A atriz e apresentadora Rafa Kalimann, madrinha do programa Brigadas Pantaneiras, estará presente na expedição de visita às comunidades entre 1º e 4 de novembro, reforçando a divulgação da nova fase do projeto.
Com ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Águas Que Falam busca promover saúde, bem-estar, gestão sustentável da água, e combater as mudanças climáticas, contribuindo diretamente para a preservação do bioma e a qualidade de vida das populações locais.
Últimas Notícias
- Minha Casa, Minha Vida Rural - 18:35 Novas moradias vão beneficiar comunidades indígenas e assentamentos
- Nacional - 18:10 Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
- Acidente de Trânsito - 17:30 Vídeo: Veículo desrespeita sinalização e atinge caminhão na Avenida Salgado Filho
- Transporte - 17:00 CPI recebe 78 denúncias na 1ª semana
- Aquidauana - 16:50 Homem é salvo por bombeiros após se engasgar com pedaço de carne
- Aquidauana - 16:33 PMA flagra desmatamento ilegal em área de reserva no Assentamento Indaiá IV
- Apostadores - 16:12 Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões
- Mão de obra - 15:55 Funsat abre inscrições para o PRIMT a partir deste 1° de Abril
- Moradia - 15:35 Capital divulga lista de convocação do Programa de Locação Social
- Investigação - 15:12 Homem é preso em MG pelo crime de perseguição contra advogada de MS