• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Procon de Três Lagoas alerta aposentados sobre cobranças indevidas

Associações podem ser bloqueadas ou excluídas por meio do site ou aplicativo 'Meu INSS'

Quarta-feira, 24 Abril de 2024 - 10:17 | Redação


Procon de Três Lagoas alerta aposentados sobre cobranças indevidas
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, em conjunto com o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON-TL), alerta os aposentados e pensionistas que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que eles podem estar sujeitos a cobranças indevidas de mensalidades feitas por associações, as quais podem ser bloqueadas ou excluídas por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”.

Essas cobranças acontecem porque o INSS pode compartilhar informações dos segurados com entidades que oferecem serviços. Assim, quando o associado ou pensionista aceita o serviço, passa a pagar uma mensalidade para a entidade, que é descontada diretamente do benefício. O problema surge quando essa cobrança ocorre sem a permissão do beneficiário.

Atualmente, existem 29 entidades habilitadas pelo Acordo de Cooperação Técnica com o INSS.

As cobranças muitas vezes são de valores aparentemente baixos, em torno de R$ 40,00, o que pode passar despercebido pelo beneficiário. Muitas dessas associações são criadas de forma fraudulenta em nome de laranjas, apenas para realizar descontos não solicitados e indevidos nos benefícios dos aposentados.

Até o momento, o instituto recebeu cerca de 130 mil denúncias de descontos não autorizados, um número alarmante que representa 2% do total de vínculos associativos entre beneficiários e entidades vinculadas ao instituto, que são cerca de 6,5 milhões em todo o Brasil.

O modelo de desconto das entidades foi regulamentado pela Previdência Social em março do ano passado, visando evitar fraudes e proteger os usuários contra cobranças indevidas. Os casos de descontos irregulares estão sendo acompanhados pela Defensoria Pública da União (DPU).

Foi estabelecido, por exemplo, que o desconto não pode ultrapassar 1% do limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, e que não pode haver mais de uma dedução de mensalidade associativa por benefício.

Autorização obrigatória -  O beneficiário que não reconhecer o desconto da mensalidade associativa em seu benefício pode solicitar o serviço “excluir mensalidade associativa” pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central 135. Também é possível registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, que pode ser feita tanto pela Central 135 quanto pelo Meu INSS.

Como denunciar
Acesse o “Meu INSS” (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
Faça login com CPF e senha do Gov.br.
Clique no botão “novo pedido”.
Digite “excluir mensalidade”.
Selecione o nome do serviço/benefício.
Leia as instruções na tela e prossiga conforme orientado.

Também é possível bloquear o benefício para descontos de mensalidade associativa pelo aplicativo “Meu INSS”.

Acesse o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
Faça login com CPF e senha da sua conta Gov.br.
No campo de pesquisa da página inicial, digite “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”.
Na lista, selecione o nome do serviço/benefício.
Leia as instruções na tela e prossiga conforme orientado.

Outra alternativa é entrar em contato com a entidade para registrar uma reclamação e solicitar o estorno das contribuições realizadas de forma indevida.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  aposentados  pensionistas  tres-lagoas  procon