• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Prefeitura da Capital inicia processo de eleições nas escolas

Candidato deve ser profissional efetivo e estar no magistério municipal há pelo menos 5 anos

Sábado, 22 Outubro de 2022 - 13:39 | Redação


Prefeitura da Capital inicia processo de eleições nas escolas
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande iniciou o processo de eleição para escolha dos diretores e diretores adjuntos das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme). A votação, com a participação da comunidade escolar será no dia 5 de Dezembro.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), as inscrições dos candidatos e das chapas serão recebidas pela comissão especial do processo eleitoral, nos próximos dias 25 e 26 – das 8h às 18h, sem interrupção, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho.

O edital que torna pública a realização das eleições diretas nas escolas que oferecem ensino fundamental foi publicado hoje (21) no Diogrande e estabelece as diretrizes de organização, realização e apuração do pleito. As eleições são realizadas a cada quatro anos.

Para concorrer, o candidato deve ser profissional efetivo e estar no exercício do magistério municipal há pelo menos cinco anos, além de cumprir outras exigências que constam no edital.

A apresentação dos candidatos aos cargos será por meio de campanha eleitoral, permitida entre 25 de novembro a 4 de dezembro. No dia da votação – 5 de dezembro – e durante todo o processo eleitoral, as atividades escolares previstas serão normais, de acordo com o calendário escolar, sem prejuízo acadêmico ao aluno ou comprometimento da carga horária.

O mandato do diretor e diretor adjunto das unidades da Reme será de quatro anos, permitida a reeleição quantas vezes forem de interesse da comunidade escolar.

Curso - Como parte do processo eleitoral, a Semed oferece – desde o início do mês de outubro – o curso “Formação em Gestão Escolar”, que é requisito para participação no processo eleitoral. 

As aulas presenciais e on-line são divididas em quatro módulos – Gestão Escolar Democrática, Gestão de Pessoas, Gestão Pedagógica, Gestão de Recursos Financeiros. O curso também atende a legislação atual, que aprova as metodologias de aferição de melhoria de gestão, garantindo distribuição de complementação de recursos às redes públicas de ensino, com vigência no exercício de 2023.

O curso contempla as atribuições referentes às dimensões administrativas, pedagógicas e financeiras, que envolvem o exercício da função do diretor e do diretor adjunto, bem como orienta sobre os fundamentos da gestão democrática e suas implicações.

SIGA-NOS NO Google News