Geral
Prefeitura da Capital capacita servidores sobre gestão de documentos
Com o objetivo de capacitar na construção do Plano de Classificação de Assuntos e Documentos, um passo essencial para a implantação eficaz de processos no SEI
Quarta-feira, 12 Junho de 2024 - 18:30 | Laura Cação

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), realizou nesta segunda-feira, 10 de junho, o Workshop Gestão de Documentos SEI, que reuniu no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), servidores de diversos órgãos e entidades do executivo municipal com o objetivo de capacitar os participantes na construção do Plano de Classificação de Assuntos e Documentos, um passo essencial para a implantação eficaz de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
“A modernização da gestão é uma das prioridades da administração. A implementação do SEI fará com que os serviços prestados pela prefeitura cheguem até as pessoas com mais eficiência. Está é uma ferramenta de gestão muito potente e que pode trazer resultados rápidos. Segundo índices do Governo Federal referentes a governança e gestão, Campo Grande alcançava 37 pontos. Em dois anos, com as melhorias realizadas em todas as áreas da gestão, a Capital saiu de 37 para 85 pontos. A implementação do SEI será determinante para que o município siga avançando e sendo referência nacional”, pontuou a prefeita Adriane Lopes.

Durante o evento, foram abordados conceitos fundamentais, exemplos práticos e realizados exercícios que permitiram aos participantes aplicar a visão de negócio na construção do plano. A interação entre os representantes dos diferentes órgãos e entidades proporcionou uma troca rica de experiências e conhecimentos, fortalecendo a colaboração e as áreas da administração municipal.
Conforme a coordenadora técnica de projetos, da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Inovação da Seges e responsável pelo treinamento, Simone Cosme Dantas, a construção do Plano de Classificação de Assuntos e Documentos é um trabalho inédito com foco na viabilização da implantação dos processos no SEI. “Sem esse plano de classificação não seria possível tramitar documentos em processos digitais, é essencial que os servidores estejam envolvidos na construção porque conhecessem o funcionamento da administração municipal porque tem áreas de negócios específicas e dentro dessas competências, cada órgão está sendo convidado a juntos, construir essa tabela de classificação dos assuntos que são inerentes as suas competências”.
Para o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, o processo de implementação do SEI no âmbito municipal segue de forma satisfatória. Ele explica isso se dá pelos investimentos em infraestrutura e capacitação feitos pela administração municipal. “A Prefeitura de Campo Grande está muito bem organizada, as equipes da Agetec já visitaram todas as secretarias e está trabalhado em parceria com as pastas para, cada vez mais, evoluir nessa questão da transformação de processo físico em processo eletrônico. Isso vai trazer mais celeridade, desburocratização, transparência e economia, tudo que uma gestão moderna precisa”.

Últimas Notícias
- Câmara Municipal - 14:00 CPI questiona seguro aos usuários de ônibus
- Interior - 13:50 Mulher de 44 anos e amigos são perseguidos e ameaçados em Dourados
- Tráfico de Drogas - 13:34 Maior apreensão: PRF encontra mais de 600 kg de cocaína em carreta
- Saúde Pet - 13:18 Em parceria com Pátio Central, Abril Laranja terá serviços gratuitos
- Congresso - 12:19 Marisa Serrano recebe diploma Bertha Lutz no Congresso
- Mato Grosso do Sul - 11:50 Detran-MS ativa posto de atendimento exclusivo para autoescolas na Capital
- Infraestrutura - 11:35 Dourados intensifica o tapa-buracos em rua que liga bairros da cidade
- Oportunidades - 11:17 Câmara de Campo Grande oferece curso básico de Libras gratuito
- Justiça - 10:59 Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios
- Viagem - 10:30 Gol mantém voos para Bonito e amplia frequências na alta temporada