• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Prefeita reforça necessidade de famílias recomeçarem em novas áreas

Moradores serão realocados em quatro áreas num raio de 3 km da comunidade que está em uma APP

Quinta-feira, 23 Novembro de 2023 - 15:51 | Redação


Prefeita reforça necessidade de famílias recomeçarem em novas áreas
Incêndio no dia 16 de Novembro destruiu barracos de madeira (Foto: Luiz Alberto)

A prefeita de Campo Grande (MS) Adriane Lopes, acompanhada da equipe, fez nova visita às famílias da Comunidade do Mandela, atingidas por incêndio que devastou barracos na quinta-feira passada, dia 16. No local, ela reforçou o compromisso de finalizar o processo de regularização fundiária a todas as famílias do local.

Nesta semana, o Poder Executivo definiu quatro áreas num raio de 3 km próximo à Comunidade. Ao todo serão 38 famílias alocadas no Bairro José Tavares, 33 no Iguatemi 1, 30 famílias no Iguatemi 2 e mais 32 famílias no Bairro Talismã, garantindo a dignidade com regularização fundiária imediata a 133 famílias da Comunidade.

O plano de realocação das famílias foi anunciado durante entrevista coletiva, na terça-feira, dia 21. Na ocasião, foi explicado que áreas escolhidas atendem os critérios técnicos, jurídicos e de atendimento com infraestrutura como rede de esgoto, drenagem e asfalto, além de escolas, Cras e posto de saúde. 

Prefeita defende recomeço em novas áreas
Prefeitura dez nova visita à comunidade nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

“Nossas equipes não saíram daqui e continuamos o atendimento. Mas a urgência maior era definir os locais que as famílias serão realocadas. Passamos o final de semana e todos esses dias estudando com nossa equipe técnica e com nossos parceiros, a exemplo da Câmara, as melhores áreas para levarmos as famílias. Nós vamos levar vocês para áreas que tenham infraestrutura, asfalto, esgoto, escola, CRAS e unidade de saúde”, declarou a prefeita.

A Prefeitura reiterou que pretende alocar essas pessoas em áreas que atendem os critérios técnicos, jurídicos com toda infraestrutura garantida como rede de esgoto, drenagem e asfalto, além de escolas, Cras e posto de saúde. 

“Queremos nossas crianças na escola, e por isso também vamos alocar as famílias que já possuem os filhos matriculados na escola integral na região próxima ao Mandela numa área mais próxima. Essas áreas foram definidas em um raio de 3 quilômetros do Mandela, pois aqui é Área de Preservação Permanente, há uma mata fechada e um córrego, por isso a necessidade de recomeçar em novas áreas.”

Prefeita defende recomeço em novas áreas
Famílias choraram muitas perdas devido ao incêndio (Foto: Luiz Alberto)

Dentre essas, 133 famílias, que já possuem todos os documentos em ordem devido ao processo de regularização fundiária iniciado no ano passado, serão encaminhadas para seus lotes de imediato, sendo que 100 já estão com recurso garantido para construção imediata e 33 receberão kit construção.

Representantes das Concessionárias de energia elétrica e água também se comprometerem a dar celeridade na garantia dos direitos nas novas habitações. Estima-se um prazo de aproximadamente 10 dias para a divisão dos lotes e a instalação de água e energia elétrica na região. 

A partir desse momento, as famílias cadastradas e regularizadas receberão o benefício Credihabita, que visa conceder financiamento para aquisição de materiais de construção, bem como assistência técnica destinada à construção, ampliação, reforma e regularização edilícia de unidades habitacionais.

Prefeita defende recomeço em novas áreas
(Foto: Luiz Alberto)

SIGA-NOS NO Google News