• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Ponto de vacinação no CBMMS é estratégia da Saúde para ampliar cobertura

Estrutura localizada na rua Sete de Setembro 408, esquina com a Quatorze de Julho, funciona das 08h as 19h

Segunda-feira, 15 Maio de 2023 - 12:31 | Victória Bissaco e Juliana Brum


Ponto de vacinação no CBMMS é estratégia da Saúde para ampliar cobertura
Ponto de vacinação na região central amplia acesso à população - (Foto: Bruno Barros)

Os residentes de Campo Grande que ainda não se imunizou contra a Influenza pode buscar o Quartel Central do Corpo de Bombeiros para tomar a vacina. O ponto novo foi aberto nesta segunda-feira, 15 de maio, e funcionará até o 19 de maio, das 8h às 19h. O intuito é ampliar a cobertura vacinal, disponível desde hoje para toda população de Mato Grosso do Sul.

O novo ponto de imunização temporário foi montado no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na rua Sete de Setembro 408, esquina com a Rua Quatorze de Julho. A coordenadora estadual de vigilância epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Paula Goldfinger reforça que o intuito da estrutura é ampliar o acesso da vacinação.

Saúde monta ponto de vacinação no CBMMS
A coordenadora estadual de vigilância epidemiologia da SES, Ana Paula Goldfinger - (Foto: Bruno Barros)

“É uma estratégia diferenciada onde a gente visa resgatar essa população que ainda não recebeu a vacina, oportunizar o acesso fácil a esses grupos, visto o local, que é aqui no Centro”, conta. Reforça também que não acredita em uma recusa na vacinação por parte da população, mas sim em dificuldade em grande parcela dos campo-grandenses de acessarem os pontos de imunização. “Então, essa estratégia vem justamente para isso, facilitar esse acesso à população”.

O ponto de imunização busca aumentar a cobertura vacinal em Campo Grande. Conforme relatório disponibilizado na sexta-feira, dia 12 de maio, de maio pelo Serviço de Imunização da Sesau , 22,11% do público-alvo foi vacinado, o que representa 74,9 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

Em pouco mais de uma hora de abertura, a estimativa da Secretaria de Estado de Saúde é de que cerca de 70 pessoas tenham busco o ponto na região central, a maioria idosos, “o que deixa a gente muito feliz”, agradece a coordenadora de vigilância.

Saúde monta ponto de vacinação no CBMMS
Maioria dos vacinados nesta manhã foi idosos - (Foto: Bruno Barros)

Quem aprovou o ponto de imunização central foi Oneide Jades, de 77 anos. A idosa é moradora do bairro Monte Castelo e conta soube da estrutura de vacinação por meio do jornal. “Acho essas campanhas ótimas. Eu mesma era para já ter vacinado, mas me deu uma tosse e deixei passar. Agora que eu melhorei, pensei ‘deixa eu ir lá porque é mais perto’. Os locais mais afastados são ruins”, afirma.

A ampliação da oferta da vacina para a população geral – válida para crianças a partir de 6 meses de idade – também ocorre como forma de medida preventiva para abrandar sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças.

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da SES, com a estratégia de montar o ponto na região central, o Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos de imunização bem cedo nesta segunda-feira. “Inclusive, antes mesmo da abertura tinham pessoas que buscaram a vacinação por aqui. Foram pessoas que estavam esperando ônibus e queria receber a dose". 

Saúde monta ponto de vacinação no CBMMS
Ponto de imunização fica localizado no Centro de Campo Grande - (Foto: Bruno Barros)

Um dos atendidos pela manhã foi Elizeu Santos Soares, de 54 anos. O vacinado conta que buscou a imunização principalmente pela chegada das baixas temperaturas na Capital. “Você tem que estar imunizado, porque se pegar uma gripe, é muito pior, tem que internar”, explica. Eizeu Soares reforça que anualmente busca a vacinação oferecida de maneira gratuita pela Saúde municipal e estadual.

A coordenadora da SES Ana Paula Goldfinger explica que no sábado (20), a Capital realizará o ‘Dia D’ de imunização no 6º Grupamento de Bombeiros Militar, localizado na avenida Poeta Manoel de Barros, número 70, Parque dos Poderes.

Saúde monta ponto de vacinação no CBMMS
Desde cedo a população buscou imunização - (Foto: Bruno Barros)

Além do novo ponto de imunização, durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF). A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Serviço - O ponto de vacinação no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na rua Sete de Setembro 408, esquina com a Rua Quatorze de Julho, atenderá a população a partir dos seis meses de idade até sexta-feira, 19 de maio, das 08h às 19h.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  vacinacao  gripe  influenza