Geral
Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte
Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema
Quinta-feira, 25 Abril de 2024 - 15:00 | Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela internet nesta quarta-feira (24). O serviço tinha sido suspenso na quinta-feira (18), após a instituição detectar uma tentativa de invasão do ambiente de rede de computadores.
Em nota, a PF informou que atualizou o sistema, restabelecendo o serviço, após os dias de suspensão. Nesse período, a PF garantiu que os atendimentos marcados previamente em uma unidade emissora do documento de viagem foram realizados normalmente na data e horário marcados.
O agendamento para dar início aos procedimentos para emissão do documento de viagem podem ser solicitados na página da Divisão de Passaporte da Polícia Federal.
No site da PF, um aviso alerta a quem tiver dificuldades para acessar o formulário, mesmo após o retorno oficial do serviço, que pode buscar ajuda no suporte da página.
Antes de ir a uma delegacia da Polícia Federal, o cidadão deve fazer o agendamento virtual previamente. No serviço online, o solicitante deverá preencher o formulário eletrônico, com os dados pessoais, escolher uma das datas e horários disponíveis e, por fim, marcar o posto de atendimento da PF onde deseja ser atendido.
No dia, hora e local marcados, o solicitante deverá apresentar a documentação original necessária e o atendente público fará a conferência das informações cadastradas inicialmente, além de coletar dados biométricos - impressões digitais e fotografia facial.
A entrega do passaporte ocorrerá na mesma unidade apontada no primeiro agendamento online do serviço e não poderá ser modificada.
Após o atendimento presencial, a retirada do documento poderá ser feita entre 6 e 10 dias úteis até 90 dias corridos. Depois desse prazo máximo, o documento não entregue será cancelado, com total prejuízo da taxa paga.
O custo para emissão de um passaporte comum é R$ 257,25. O valor poderá ser acrescido se houver necessidade de urgência na emissão do documento ou se for reimpressão de passaporte extraviado ou perdido, que ainda esteja válido.
Edição: Fernando Fraga
Últimas Notícias
- Operação Natal 2023 - 09:39 Durante o feriado de Natal, 49 pessoas ficaram feridas e 4 morreram nas rodovias do MS
- Mato Grosso do Sul - 09:20 Policia Civil alerta população sobre perigos dos crimes virtuais no Estado
- Saúde - 09:00 Médico dá quatro dicas de saúde para começar 2025 com autocuidado em dia
- Morte no trânsito - 08:50 Idoso atropelado morre após ser encaminhado à Santa Casa
- Cartórios - 08:30 Autorizações para viagens escolares nas férias em MS têm aumento de 200%
- Literatura - 08:20 Comédia romântica de escritor douradense tem protagonista autista
- Ingresso no ensino superior - 08:00 Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro
- Trafico de Drogas - 07:50 Apreensão de drogas em correios resulta em apreensão de 6,1 kg de entorpecentes
- Capital - 07:30 Homem é baleado durante assalto é identificado com mandado de prisão em aberto
- Previsão do Tempo - 07:20 Final de semana tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar