• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Policia Federal cumpre mandado no Estado em Operação Lesa Pátria

No total serão cumpridos 22 mandados em Matogrosso do sul, São Paulo e Paraná

Quinta-feira, 11 Maio de 2023 - 07:48 | Juliana Brum


Policia Federal cumpre mandado no Estado em Operação Lesa Pátria
Divulgação Pinterest

Operação "Lesa Pátria" da Policia Federal acontece no Estado nesta quinta-feira (11), assim como em São Paulo e no Paraná com 43 mandados a serem cumpridos e 10 mandados de prisão. 

O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos dos Poderes do país.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal ,assim como a determinação para o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões para cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Suspeitos de envolvimento do Estado

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu no dia 8 de maio o julgamento de denúncia de sete moradores de Mato Grosso do Sul por suspeita de envolvimento nos Atos de 8 de Janeiro, em que as sedes dos Três Poderes foram depredadas em Brasília (DF). Os nomes divulgados foram: Carlos Rogério Coimbra, Ceila Michelle Pilocelli, Daniel Rodrigues Machado, Débora Cândida Gimenez, Edriel Martins Oliveira de Souza Fonseca, Edna Dias Sales e Eliel Alves.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  policia-federal  golpe  stf  mandados-de-prisao