Geral
Pesquisa aponta altíssima qualificação dos Peritos Oficiais do MS
Realizada pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Estado de Mato Grosso do Sul
Segunda-feira, 14 Agosto de 2023 - 14:33 | Gabriel Telê Santana

Pesquisa aponta altíssima qualificação dos Peritos Oficiais do MS
Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do MS (SINPOF/MS) com 150 peritos oficiais em março deste ano, aponta um alto nível de formação acadêmica de seus profissionais: 87,4% têm uma graduação e 12,6% duas ou mais graduações. Mais de 70% têm, também, pelo menos um título de pós-graduação, entre especialização, mestrado ou doutorado. Uma parcela de 3,3% já obteve, inclusive o pós-doutorado.
Outro ponto importante da pesquisa aponta que mais de 24% já atuou no Ensino Superior, ministrando aulas e desenvolvendo pesquisas e 40% têm artigos publicados em Revistas Científicas, contribuição para o avanço da ciência em suas áreas de atuação. Isso significa que o quadro da Polícia Científica do Mato Grosso do Sul é altamente qualificado.

É o caso do Perito Oficial Rodrigo Mendes Pereira, egresso do último concurso da Polícia Civil, que é Doutor em Ciências e Mestre em Química, com ênfase em Química Analítica, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atuou durante cerca de dois anos como pesquisador visitante na Universidade Federal do ABC e um ano como pesquisador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo, a FUNDACENTRO, também em São Paulo.
Atuou em diversos projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de metodologias analíticas e ministrou aulas de Química Analítica Instrumental para a primeira turma do Curso de Bacharelado em Química Forense da UFPel, um dos primeiros do Brasil com esse enfoque.
Hoje, está lotado na Unidade Regional de Perícias e de Identificação (URPI) de Fátima do Sul, há um ano. Vale ressaltar que, até o mês passado, a Unidade contava com três Doutores, porém um deles , passou em outro concurso melhor remunerado e pediu exoneração do cargo.
Para Pereira, a nova experiência tem sido muito válida e gratificante, pois tem visto a aplicação prática da química, em outra vertente que é a Segurança Pública.
“Vejo que muito do conhecimento que adquiri está sendo útil”, fala com modéstia. Ele é chefe do Núcleo Regional de Criminalística do município e, além de fazer o levantamento em locais de crimes e atender as demandas específicas da regional, atua na orientação dos novos peritos que chegaram com a segunda turma da Acadepol (Academia de Polícia).
Últimas Notícias
- Pecuária - 19:00 Expogrande é 'exposição ouro' dos rankings da raça nelore
- Consumidor - 18:50 Procon de MS alerta sobre golpes utilizando nome da instituição
- Literatura - 18:35 Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
- Cultura - 18:30 Sesc MS promove espetáculos e filme sobre violência contra a mulher
- Indústrias - 18:00 Fiems apresenta inovações e oportunidades na Expogrande 2025
- Fronteira - 17:50 Dois suspeitos morrem em operação de cumprimento de mandados em Ponta Porã
- Maracaju - 17:30 Polícia apreende duas carretas carregadas com mais de 600 pneus ilegais
- Prefeitura - 17:07 Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
- TVMS Record - 17:01 Rodrigão faz a festa na Gazin do São Conrado neste sábado
- Campo Grande - 16:45 Cobra pega 'carona' em carro na Capital