• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Pelé ganhou apelido ainda na infância, durante jogos de futebol

Em casa, mesmo na vida adulta, jogador era chamado de Dico pela família

Quinta-feira, 29 Dezembro de 2022 - 20:09 | Portal R7


Pelé ganhou apelido ainda na infância, durante jogos de futebol
(Foto: Reprodução/Record TV Minas)

A relação de Edson Arantes do Nascimento com o futebol começou ainda na infância, bem antes de ele sonhar em se tornar um jogador. Na mesma época, o mineiro de Três Corações, no sul de Minas Gerais, ganhou às margens do campo o apelido de Pelé, pelo qual é conhecido internacionalmente.

Em entrevista ao R7, o artista plástico e diretor de Cultura e Turismo de Três Corações, Fernando Ortiz, conta que o codinome surgiu e se popularizou naturalmente, em uma das diversas vezes que o rei, ainda criança, acompanhou o pai no campo de futebol.

O pai, João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, era soldado do Exército e tinha o sonho de fazer carreira no futebol. Durante os jogos em São Lourenço, cidade vizinha, o pequeno Edson Arantes tinha dificuldades em pronunciar o nome de Bilé, amigo do pai dele e então goleiro do Vasco de São Lourenço.

"Ele era muito pequeno e não conseguia falar. Em vez de Bilé, ele dizia algo como 'Pilé'. O pessoal gostava disso e ele acabou ficando conhecido como Pelé", explica Ortiz, que também é amigo da família.

O apelido, porém, se projetou entre os moradores da cidade e, na vida adulta, pelo mundo. Dentro de casa, a história era outra. "Há alguns dias, eu liguei para a irmã do Pelé e ela se referia a ele como Dico. Até hoje a família usa esse apelido, que veio antes de Pelé", conta o artista plástico, ao lembrar que o nome de batismo do jogador era inspirado em Thomas Edison, criador da lâmpada.

(Fonte: Portal R7)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  historia  pele  apelido  dico  tres-coracoes