• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Parque do Pombo fica em 5º lugar e o MS em 8º no 'Global Big Day'

Foram avistadas 167 espécies livres na natureza durante as 24h do dia 14 de Outubro

Sexta-feira, 20 Outubro de 2023 - 11:59 | Redação


Parque do Pombo fica em 5º lugar e o MS em 8º no 'Global Big Day'
(Foto: Divulgação)

O Parque Natural Municipal do Pombo, em Três Lagoas, ficou em 5º lugar entre os 10 hotspots (pontos quentes) de observação de aves em Mato Grosso do Sul durante o “Global Big Day”, onde foram avistadas 167 espécies livres na natureza durante as 24h do dia 14 de outubro – último sábado. Vale lembrar que o local foi escolhido pelo fato de ser um dos maiores complexos de preservação de vegetação e fauna do cerrado.

O Parque recebeu a visita de três pesquisadoras, a Simone Mamede, Maristela Benites e Lucilene Oshiro, do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, com apoio da FUNDTUR e da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) que administra o local, para o “Global Big Day”, que é o maior evento de observação de aves do mundo, onde milhares de pessoas se dedicam à observação e registro de espécies livres na natureza.

Simone agradeceu a acolhida e confiança na equipe do Instituto e ressaltou que “foi um prazer participar do Big Day no Parque Municipal do Pombo, pois tivemos a certeza de que a Unidade tem um potencial enorme para o birdwatching.”

Esse evento, de acordo com a Diretora de Turismo Lidiane Ferreira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), é de grande importância para o Município. “A Gestão Angelo Guerreiro não tem medido esforços para impulsionar o turismo local. O turismo de observação de aves possui potencial de conservação e desenvolvimento local, além de movimentar a economia”, comentou.

Lidiane destacou ainda que o evento “estimula a preservação de ecossistemas e dando visibilidade a espaços de conservação, pois todo observador é um conservacionista porque precisa que o meio ambiente esteja preservado para que ele possa observar as aves.”

O secretário da SEMEA, José Mauro De Grandi Junior, ressaltou que o evento é muito importante para levar o nome de Três Lagoas para o Brasil e o Mundo. “Isso divulga e dá valor ao tamanho da nossa área preservada e diversidade de fauna e flora que temos, principalmente pelo fato de que o Parque do Pombo é, por enquanto, exclusivamente projetos de pesquisas de universidades e escolas”, comentou.

Mauro destacou ainda como que é gratificante e que toda a equipe que administra o local, cuida com muito carinho. “Futuramente, provavelmente ainda no ano que vem, devemos conseguir abrir o Parque para o público em geral agendar visita, realizar trilhas e turismo ecológico com toda infraestrutura ao visitante de preservação necessária”, anunciou.

No ranking nacional, o Estado de MS ficou em 8º em quantidade de espécies observadas durante o evento que reúne milhares de pessoas de todas as partes do mundo, onde cada uma ao fazer a lista de espécies observadas, submete à plataforma de ciência cidadã, contribuindo para ampliar as informações e o conhecimento científico sobre as aves existentes no mundo.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  meio-ambiente  tres-lagoas  passaros  observador