• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Pantanal é destaque em publicações do Reino Unido e Irlanda

Bioma é apresentado como oportunidade única para quem procura contato com a natureza e a vida selvagem

Terça-feira, 18 Fevereiro de 2025 - 09:32 | Redação


Pantanal é destaque em publicações do Reino Unido e Irlanda
(Foto: Divulgação)

O ecoturismo do Pantanal brasileiro está em destaque na imprensa europeia. Publicações em grandes veículos do Reino Unido e da Irlanda, como The Mirror, The Sun, Travel Magazine e TTG - Travel Trade Gazette, ressaltam flora, fauna, gastronomia, sustentabilidade, luxo e cultura únicos do bioma, gerando curiosidade e mostrando que os atrativos turísticos do Brasil vão muito além de sol e praia. 

O destaque da região tem crescido ainda mais após uma press trip realizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, em novembro do ano passado, com comunicadores da Europa.Na ocasião, durante cinco dias, jornalistas fizeram passeios pela Caiman Pantanal, um refúgio ecológico de 53 mil hectares que abriga centros de pesquisa, como o projeto Arara Azul, além de possibilitar experiências como Safari e Onçafari. Os comunicadores também experimentaram atividades de canoagem e focagem noturna – observação dos animais à noite quando saem para se alimentar. O grupo também visitou o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Após isso, portais, revistas e canais de vídeos têm dado destaque ao Pantanal, enaltecendo os aspectos do bioma, como a oportunidade de ter contato com animais em safáris, as iniciativas de preservação à natureza e à vida selvagem, o turismo de aventura, o conforto da hospedagem, além de trazerem imagens que mostram a beleza única do lugar. Outro ponto de destaque tem sido o trabalho feito pelo Caiman Lodge — um hotel luxuoso e ecológico no meio deste paraíso ao ar livre, que reúne hospedagem, conservação e pecuária.

Pantanal é destaque em publicações do Reino Unido e Irlanda
(Foto: Divulgação)

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ver como as publicações têm trazido com riqueza de detalhes os atrativos do Pantanal é uma importante forma de mensurar o sucesso de uma press trip, ferramenta de trabalho usada pela equipe da Embratur e que estimula jornalistas estrangeiros a vivenciarem experiências como turistas em destinos e atrativos do Brasil. 

“Temos no Pantanal um destino único e diverso. Além do ecoturismo, o turista internacional encontra sustentabilidade e aventura. Pudemos mostrar isso por meio da press trip, assim como temos levado os atrativos da região às feiras de turismo no mundo todo. Promover internacionalmente o Pantanal no mercado do Reino Unido posiciona o Brasil mostrando que, além de beleza, o turista estrangeiro pode encontrar o contato direto com a natureza”, pontua Freixo.

Turismo em crescimento - De acordo com o Portal de Dados Embratur, 76,5 mil turistas internacionais visitaram o Mato Grosso do Sul em 2024, o que representa um acréscimo de 8,9% na comparação com 2023 (70,2 mil).

A tendência de crescimento do estado segue a de todo o Brasil, que bateu recordes históricos de visitantes estrangeiros em 2024, quando o país recebeu 6.773.619 turistas estrangeiros, um crescimento de 14,6% em comparação com 2023.

Pantanal é destaque em publicações do Reino Unido e Irlanda
(Foto: Divulgação)

Turismo de luxo no Pantanal brasileiro - Além do ecoturismo, o turismo de luxo no Pantanal também é um atrativo destacado pelo público europeu. Em janeiro deste ano, a publicação londrina Condé Nast Traveler trouxe a lista dos Melhores Hotéis e Resorts do Mundo: The Gold List 2025. Entre os resorts indicados está o Caiman Pantanal, localizado em Miranda, no Mato Grosso do Sul.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, classificou a escolha do local como mais um fruto do trabalho que a Agência tem desenvolvido com o objetivo de mostrar toda a diversidade que o Brasil tem a oferecer. “Nós temos um Brasil diverso que está sendo mostrado ao mundo. A classificação de um resort de luxo localizado no Pantanal mostra que estamos conseguindo apresentar o nosso país, que vai muito além das praias e do Carnaval”, ressaltou. 

Onçafari e o turismo regenerativo - O projeto Onçafari é um destaque abordado em diversas publicações internacionais. Promovido por uma ONG (Organização não governamental) com o mesmo nome, o projeto tem a  missão de conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. A organização está presente na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal e, até agora, já monitorou mais de 300 onças-pintadas. 

Engajada com a causa, em abril do ano passado, a Embratur, por meio do presidente Marcelo Freixo, fez uma adoção simbólica de uma onça-pintada para o compositor, músico, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil. A iniciativa faz parte de uma estratégia da Agência de divulgação do turismo regenerativo, através do qual o visitante pode conhecer a fauna e flora nativas, e também contribuir em projetos dedicados ao cuidado da biodiversidade.

Pantanal é destaque em publicações do Reino Unido e Irlanda
(Foto: Divulgação)

Press trips - A Embratur promove press trips com o objetivo de promover o Brasil e incentivar publicações em veículos internacionais mostrando os atrativos do país. Para isso, um grupo de jornalistas e influenciadores estrangeiros é convidado a conhecer experiências turísticas brasileiras.

Nas press trips, são realizados  roteiros específicos, em que o comunicador possa ter o maior número de vivências possíveis que o local proporciona. A partir dessa experiência, o jornalista pode produzir matérias do ponto de vista dele e reproduzir tudo o que ele vivenciou, relatando como foram suas reais  experiências. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  turismo  pantanal  destaque  imprensa