Geral
Obra no Lago do Amor entra na fase final e tráfego é liberado na Avenida Filinto Muller
A previsão é de que os trabalhos, executados por equipe própria da Sisep, sejam concluídos na próxima semana
Sábado, 12 Abril de 2025 - 07:50 | Thays Schneider

O tráfego na Avenida Filinto Muller, em frente ao Lago do Amor, foi liberado na manhã desta sexta-feira (11), já que a obra para a recuperação da parte danificada da via entrou na fase final, em que não há movimentação de máquinas e caminhões. A passagem de veículos foi interditada na pista no sentido de quem vem pela Avenida Manoel da Costa Lima para a Avenida Senador Antonio Mendes Canale. A interdição foi por questão de segurança, tendo em vista o uso de máquinas pesadas e caminhões durante o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
No final da tarde do último dia 18 de março, um temporal derrubou parte do aterro no entorno do vertedouro. No dia seguinte, equipes da Sisep iniciaram os trabalhos, primeiro fazendo a recomposição do aterro e em seguida o reparo na tubulação do extravasor. Nessa fase, foi preciso o uso de máquinas e caminhões para o transporte do material usado na obra.
Nesta sexta-feira, as equipes iniciaram a reconstrução da calçada e do meio-fio e do guarda-corpo. A previsão é de que os trabalhos, executados por equipe própria da Sisep, sejam concluídos na próxima semana.
Obra de 2023
Durante o temporal ocorrido no dia 4 de janeiro de 2023, a enxurrada derrubou 150 metros de aterro no trecho entre a rotatória da Avenida Georges Chaia e a rotatória em frente ao Iagro. Para evitar o transbordamento do Lago do Amor e novos desmoronamentos em períodos de chuvas fortes, foi feita a barragem com mais de 7 mil metros cúbicos de aterro, sendo necessário cerca de 500 viagens de caminhão.
A estrutura de contenção que caiu com a enxurrada era feita de trilhos e paredes de concreto, com altura de cinco metros. Além de colocar aterro nos 150 metros na margem da Avenida no sentido centro/bairro, foi feito o plantio de grama para evitar que a chuva arraste a terra que protege a barreira de contenção. Tudo isso que foi feito, não sofreu prejuízos com o temporal do dia 18 do mês passado.
Outra obra importante executada pela Sisep em 2023 é o vertedouro auxiliar, que tem a função de controlar a vazão da água do Lago do Amor. O vertedouro que já existe controla naturalmente o volume de água que desce para o córrego. A que foi construída terá o controle manual da comporta, ou seja, quando o nível da água do Lago subir no período de chuva, é liberada quantidade maior de água.Esse vertedouro auxiliar, durante a chuva do último dia 18 de março, foi entupido por troncos e galhos de árvore, o que provocou o transbordamento do Lago do Amor e danificou o aterro, calçada e guarda-corpo.
Últimas Notícias
- Cultura - 13:33 Balaio Feira Criativa abre inscrições para expositores da 24ª edição
- Empreendedorismo - 13:00 Pesquisadoras de MS são finalistas do Prêmio Nacional Confap 2024
- Economia - 12:19 Inflação oficial desacelera em março, mas atinge maior patamar desde 2023
- Saúde - 11:57 TJMS oferece ferramenta digital para resolver conflitos na área da saúde
- Nacional - 11:32 IA criada por brasileiros avalia risco de agravamento da hanseníase
- Inclusão - 11:15 Projeto quer tornar Política de Promoção da Leitura Literária mais inclusiva
- Poder Legislativo - 10:50 MS poderá instituir o Programa Selo da Agricultura Familiar
- Dourados - 10:38 Dourados lança campanha de arrecadação de roupas para o inverno
- Educação - 10:10 Bioparque Pantanal abre inscrições para Clube de Ciências
- Expogrande 2025 - 09:50 Tradição e cultura do Cavalo Pantaneiro são destaques em palestra na Expogrande